Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:30 PM

Investir na educação de jovens para colher resultados a longo prazo

Publicado em: 28/12/2018 10:12 | Atualizado em: 28/12/2018 10:12

Programa Mais um Passo, de Benevides (PA), capacita participantes entre 14 e 29 anos e colhe os primeiros frutos


Benevides
 – Há pouco menos de um ano, Laidy Diana da Conceição, de 37 anos, mal tinha expectativas sobre o futuro do filho. Com o ensino médio concluído, mas sem perspectiva de trabalho e de dar prosseguimento aos estudos, Paulo Victor da Conceição, 20, era mais um dos 11 milhões de jovens brasileiros “Nem-Nem” – como são conhecidos aqueles entre 14 e 29 anos que nem estão estudando nem trabalhando. “Comecei a me informar para ver se ele conseguia algum emprego. Sempre me perguntavam se ele tinha cursos ou experiência. Isso me incomodava”, conta a mãe.

Como o Plano Progredir, que tem a capacitação profissional como um dos seus pilares, o município de Benevides (PA) lançou em 2015 o Programa Mais Um Passo. Foi por meio dele que o jovem Paulo Vitor conseguiu a primeira qualificação no curso de informática. Nem a distância de quase oito quilômetros entre o bairro em que mora e a sede do programa o fizeram desistir da oportunidade. “Eu dizia que ele não poderia faltar nenhuma vez. Depois, quando surgiu a vaga no curso de auxiliar contábil, ele correu para fazer. Agora, tem algo a mais no currículo”, relata Laidy Diana.

O conhecimento a mais fez com que Paulo Victor fosse contratado há dois meses. “Quando entrei no programa, possuía uma mentalidade infantil. Não sabia nada sobre o mercado de trabalho e não tinha responsabilidade. Percebi que temos que nos profissionalizar cada dia mais”, ressalta Paulo Victor, que já começa a planejar os próximos passos. “Quero me formar em Contabilidade e depois fazer Medicina, meu grande sonho.” A mãe é só orgulho: “É o primeiro passo que ele está dando. É degrau por degrau que ele vai subindo na vida, aproveitando a chance que teve aqui”, reitera.

Acesse aqui mais notícias sobre o Prêmio Progredir 

Oportunidade – Marlon Bentes é proprietário da Ótica Pop e parceiro do Mais Um Passo. Segundo o empresário, é impossível caminhar sozinho em busca de uma sociedade melhor. “Tenho filhos jovens e vejo que seu maior desejo é uma oportunidade. Os adolescentes chegam aqui com uma expectativa muito grande e tento passar que o mundo lá fora é para ser conquistado por eles”, exemplifica.

Bentes convoca a iniciativa privada a abrir os olhos com relação a esse público. “O jovem desempregado fica vulnerável. Quando damos uma chance, eles irão abrir seus horizontes de que existe um futuro, uma esperança. Os empresários precisam também dar mais um passo”, reforça o empresário.

A iniciativa surgiu porque a gestão local compartilhava o mesmo olhar sobre a falta de ocupação dos adolescentes do município quando terminavam a participação nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Começamos com uma estrutura mínima, sem ter uma perspectiva real do que poderíamos alcançar. Tiramos do papel e tornamos realidade”, comemora o prefeito de Benevides, Ronie da Silva.

Em três anos, mais de 2 mil vagas de capacitação foram ofertadas – e o objetivo é continuar ampliando. Os próximos passos são criar a plataforma digital do programa e alcançar as comunidades mais distantes. “Hoje, todo mundo tem acesso à internet. Então, por que não facilitar e oferecer uma ferramenta para auxiliar nossos alunos? Queremos chegar cada vez mais perto dos nossos jovens e não nos restringirmos somente ao nosso prédio”, explica. “Estamos tentando atrair esse jovem para continuar em Benenvides, gerando riqueza para o município”, completa Ronie da Silva.  Segundo ele, para colocar programas como o Mais um Passo em funcionamento é necessário ter coragem e planejamento. “É um sonho realizado ver esses adolescentes capacitados. A única maneira de termos justiça social é investirmos nos jovens e na educação”, avalia o prefeito.

Saiba mais
O prêmio integra o Plano Progredir, que é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). A iniciativa do governo federal reúne um conjunto de ações para auxiliar as famílias de baixa renda. A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

*Por André Luiz Gomes

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Ascom/MDS
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Planilha de Custos e Formação de Preços conforme IN nº 05/2017
08 e 09 de abril de 2019 / Brasília – DF
Curso Teórico com exercícios em planilha completa, segundo os ditames da IN nº 05, de 26 de maio de 2017 – SEGES/MPDG. Cada item da planilha e seus componentes serão analisados e comentados, incluindo a memória de cálculo de cada um deles (com fórmulas exclusivas, desenvolvidas especificamente para este curso), bem como alterações introduzidas pela IN nº 07/18 de 20/09/18.
Informações Completas+