Orzil News
Brasília, April 27, 2024 4:13 AM

Justiça acata parecer do MP Eleitoral e mantém cassação de candidatura de prefeito de Viçosa do Ceará

Publicado em: 08/02/2021 21:02 | Atualizado em: 08/02/2021 21:02

Por unanimidade, pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recusou recurso contra condenação de José Firmino de Arruda (MDB) por abuso de poder político e econômico

Arte: Secom/MPF

Parecer emitido pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) foi acatado por unanimidade por desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE). A decisão manteve a cassação das candidaturas de José Firmino de Arruda (MDB) e Marcelo Ferreira Moreira (MDB), que foram eleitos, respectivamente, aos cargos de prefeito e de vice-prefeito de Viçosa do Ceará nas Eleições 2020.

O julgamento do caso pelo pleno do TRE ocorreu na manhã desta segunda-feira (8). Seguindo o parecer do MP Eleitoral, os desembargadores negaram provimento ao recurso apresentado por José Firmino contra a decisão de primeira instância que havia cassado as candidaturas, bem como imposto ao prefeito e ao vice-prefeito penas de multa e de inelegibilidade por 8 anos.

Para a Justiça Eleitoral, o prefeito José Firmino cometeu abuso de poder político e econômico. Candidato à reeleição, ele, na condição de prefeito, promoveu construções e inaugurações de obras de poços profundos de forma ilegal com intuito de promover a própria candidatura. Entre os meses de janeiro e agosto de 2020, a Prefeitura de Viçosa não havia construído um único poço. Entretanto, nos meses que antecederam as eleições, a gestão municipal entregou, em média, um novo poço a cada três dias. Durante inaugurações foram registrados pedidos de voto na chapa do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O pedido para a cassação das duas candidaturas foram apresentadas em ação de investigação judicial eleitoral movida pela Coligação “A esperança que Viçosa do Ceará precisa”, formada por seis partidos: Progressistas (PP) / Partido Democrático Trabalhista (PDT) / Partidos dos Trabalhadores (PT) / Partidos Trabalhista Brasileiro (PTB) / Partidos Socialista Brasileiro (PSB) / Partidos da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal no Ceará
twitter.com/mpf_ce

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br