Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:42 PM

Maior avião comercial fabricado no Brasil é lançado em Brasília

Publicado em: 17/10/2019 08:10 | Atualizado em: 17/10/2019 09:10

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou nesta quarta-feira (16) do evento de lançamento do jato Embraer 195-E2, a maior e mais moderna aeronave comercial já produzida no Brasil. A cerimônia foi realizada no terminal 2 do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Durante a cerimônia, Freitas enfatizou os investimentos que vêm sendo realizados na aviação brasileira durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. “O nosso Plano Aéreo Nacional está em pleno desenvolvimento e nós estamos utilizando os recursos que vêm das concessões, que alimentam o Fundo Nacional de Aviação Civil, pra fazer investimentos na aviação regional”, destacou.

O ministro lembrou ainda que o governo vem trabalhando para desburocratizar o setor aéreo. “Estamos seguindo na direção correta: na simplificação da regulação e remoção de barreiras burocráticas”, afirmou. “Removemos a barreira do capital estrangeiro, removemos a barreira da bagagem, e estamos atuando junto a governos estaduais pra reduzir o ICMS sobre querosene de aviação”, completou.

De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, a aeronave é a mais moderna já fabricada no Brasil. “Esse é o primeiro modelo que foi entregue à operação comercial e é para uma empresa brasileira. É um avião com muita tecnologia e muito investimento”, destacou. “Essa aeronave tem capacidade para revolucionar o nosso transporte aéreo brasileiro, levando desenvolvimento, atraindo turistas e oferecendo serviço público de qualidade para a população brasileira”, afirmou.

Maior avião comercial fabricado no Brasil

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos. Atualmente, de acordo com a Embraer, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países. A Azul Linhas Aéreas vai operar o 195-E2 na configuração de classe única, com 136 assentos, em várias rotas domésticas e internacionais. A companhia aérea encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos, segundo a Embraer. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos.

O consumo de combustível chega a 25,4% de economia por assento, comparado com o E195 da primeira geração. Já os custos de manutenção são 20% menores, além de operar com o menor nível de emissões e de ruído externo.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

[show_course id=”830,841″][show_course id=”858,873″]