Orzil News
Brasília, April 26, 2024 10:27 AM

Mais dois municípios aderem ao Sinapir

Publicado em: 11/10/2021 13:10 | Atualizado em: 11/10/2021 13:10
Santa Rosa do Purus (AC) e Anajatuba (MA) são os novos integrantes do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. As adesões foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8)

As cidades de Santa Rosa do Purus (AC) e Anajatuba (MA), já fazem parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Os termos de adesão foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (8).

Confira a adesão de Santa Rosa do Purus

Confira a adesão de Anajatuba

As publicações concretizam a estratégia adotada pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), de apresentar presencialmente o Sistema aos gestores municipais e estaduais.

“Nossa estratégia de apresentar in loco o Sinapir aos gestores municipais e estaduais tem dado resultado e as adesões estão, pouco a pouco, sendo publicadas. Os gestores passam a ter uma política concreta de promoção da igualdade racial”, pontuou o titular da SNPIR, Paulo Roberto.

No Acre, a capital Rio Branco e os municípios de Bujari, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, estão no Sinapir. No Maranhão, já integram o Sistema as cidades de Afonso Cunha, Chapadinha, Codó, Lima Campos, São Luiz Gonzaga do Maranhão e São Mateus do Maranhão.

População

Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Rosa do Purus possui 4,7 mil habitantes e 1,3 mil destes se autodeclaram negros. Já Anajatuba (MA) tem uma população total de 25,3 mil pessoas e 2,3 mil negros.
Benefícios

Com a formalização da adesão à política pública, os integrantes do Sinapir passam a ter acesso prioritário às ações do Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Além disso, podem ter seus Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

Sobre o Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país. O Sinapir conta agora com 22 estados, o Distrito Federal, e mais 108 municípios.

Saiba mais

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

Atendimento exclusivo à imprensa:
fonte Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525