Orzil News
Brasília, April 26, 2024 5:42 PM

MD: Alistamento no Serviço Militar ocorre até 30 de junho: confira as etapas seguintes

Publicado em: 15/02/2021 18:02

 Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 devem realizar o Alistamento Militar Obrigatório até 30 de junho. A inscrição é feita no site www.alistamento.eb.mil.br. Ao acessar a página, é necessário informar o número do CPF para validação dos dados pessoais.

Após realizar a inscrição, o candidato pode acompanhar, no mesmo site, o dia, o horário e o local para comparecer na Comissão de Seleção.
foto 1_.JPG
Quem não tiver facilidade de acesso à internet, pode procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima portando certidão de nascimento e comprovante de residência. Caso tenha feito o alistamento na JSM, ele deve verificar atrás do documento as informações necessárias para próxima apresentação.

Etapas seguintes
A primeira seleção ocorre entre os meses de fevereiro e novembro deste ano. Aquele que não for selecionado nessa fase recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação.

Na próxima etapa, realizada em 2022, é feita uma seleção complementar, as Forças Armadas avaliam os jovens considerados aptos a fazer parte dos quadros da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

foto 2.JPG
O coordenador da Seção de Serviço Militar no Ministério da Defesa, Coronel Márcio Limieri de Lima, explicou como funciona essa etapa. “Fazemos novamente um processo seletivo, os jovens são submetidos a testes físicos, exames psicológicos e exames médicos. Aqueles aprovados em melhores condições serão incorporados às Forças Armadas”, esclareceu.

Michael Nascimento da Costa realizou o alistamento em 2020. Ele foi aprovado nas fases anteriores e está confiante para ingressar no Serviço Militar. “Pretendo seguir carreira nas Forças Armadas e fazer os concursos que a instituição proporciona aos jovens” disse.

A última etapa do processo de recrutamento é a incorporação, ato de inclusão do jovem em uma organização militar das Forças Armadas. Os primeiros dias desse período destinam-se a familiarizar o jovem com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar. Nesse período, o recruta inicia a prática de atividades físicas, adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo.

Neste ano, a expectativa do Ministério da Defesa é receber cerca de 1,4 milhão de inscrições. Em 2020, aproximadamente 1,2 milhão de jovens alistaram-se. Desses, aproximadamente 70 mil foram incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Por Lane Barreto
Fotos: Divulgação/ Ministério da Defesa

Saiba mais:
Alistamento Militar prossegue até 30 de junho

Prazo para alistamento militar vai até 30 de setembro
Alistamento militar tem prazo prorrogado até 30 de setembro

Confira os destaques da semana:

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071