Orzil News
Brasília, April 26, 2024 5:21 AM

MD: Militares Atletas do PAAR destacam-se no Meeting Indoor na França

Publicado em: 08/02/2021 21:02 | Atualizado em: 08/02/2021 22:02

 O Sargento Gabriel Constantino, do Exército, integrante do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa, conquistou a medalha de bronze na prova dos 60 metros com barreiras no Meeting Indoor – pista coberta – de atletismo de Metz Moselle Athelor, em Metz (França). A vitória foi no sábado (06), que marcou o primeiro pódio do brasileiro em 2021.

O militar atleta, que também representa o Esporte Clube Pinheiros, fechou a competição com o tempo de 7s71, empatado com o norueguês Balasz Baji, que ficou à frente após análise da foto da chegada. A medalha de ouro foi para o norte-americano Jarret Eaton, que finalizou com 7s54.

IMG-20210207-WA0011.jpg

O Sargento já detém o título de recordista sul-americano da prova, com 7s60, posto que divide com o também brasileiro Márcio Simão de Souza. Além disso, também é recordista da América do Sul nos 110 metros com barreiras (pista aberta) e está classificado para a Olimpíada de Tóquio, no Japão.

Para ele, o resultado alcançado no Metz Moselle Athelor, ficou aquém do ideal pelo qual treinou, porém, o sentimento falou mais alto: “Não me senti tão satisfeito diante do resultado, mas me senti muito grato por poder levar a farda do Exército e a bandeira do País ao pódio, ao lado de atletas que já têm títulos mundiais e são do alto rendimento”.

O militar também ressalta o orgulho de integrar o PAAR. “É gratificante fazer parte do Programa Atletas de alto Rendimento das Forças Armadas. Representar o meu País, sabendo que, junto com a bandeira, carrego a farda do Exército, se torna um combustível fundamental para me lembrar que não estou sozinho nos combates, um suporte de suma importância, principalmente para o objetivo final, que são os jogos olímpicos”, completou.

Ainda no Meeting de Metz, a Sargento do Exército Rosangela Santos, também do PAAR, ficou em quarto lugar na prova dos 60 metros, com o tempo de 7s22. Apesar de não ter subido ao pódio, a militar atleta do Brasil melhorou em um centésimo a marca obtida em janeiro, no Meeting Internacional Indoor de Mondeville, também na França, onde conquistou o ouro.

Rosangela Santos é a recordista sul-americana da prova, com 7s17, e busca o índice de 11s15 para representar o Brasil nos Jogos de Tóquio nos 100 metros rasos. A velocista, que foi medalhista de bronze no revezamento 4×100 metros na Olimpíada de Pequim (China), em 2008, detém dois títulos Pan-Americanos (Guadalajara 2011 e Lima 2019), e também foi ouro nos 6° e 7º Jogos Mundiais Militares, na Coreia, em 2015, e na China, em 2019, respectivamente.

PAAR
O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) foi criado em 2008 em uma parceria entre o Ministério da Defesa e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Alto Rendimento – SNEAR, para fortalecer o Esporte Nacional. O programa é hoje uma engrenagem de sucesso que viabiliza o Projeto Olímpico Brasileiro.
Os militares atletas que integram o programa têm à disposição todos os benefícios da carreira, como soldo, 13º salário, férias, direito à assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem de todas as instalações esportivas militares adequadas para treinamento nos centros da Marinha (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN), do Exército (Centro de Capacitação Física do Exército e Complexo Esportivo de Deodoro) e da Aeronáutica (Universidade da Força Aérea – UNIFA).

Confira os destaques da semana:

Por Maristella Marszalek
Foto: Acervo pessoal do atleta

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa