Orzil News
Brasília, April 26, 2024 4:49 AM

MDR participa de debate sobre ações de mobilidade urbana e desafios para o setor

Publicado em: 26/03/2021 09:03
Representante da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano explicou os aspectos que o Governo Federal leva em conta na hora de executar ações e promover o financiamento de obras no setor
MDR participa de debate sobre ações de mobilidade urbana e desafios para o setor

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participou, nesta quarta-feira (24), do Seminário Mobilidade Urbana: Práticas e Desafios Nacionais, promovido pela Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (Abraex) com o apoio da embaixada do país asiático no Brasil. O objetivo do encontro foi discutir a adoção de soluções que ajudem a aprimorar a infraestrutura no País e o desenvolvimento de políticas públicas.

Durante o encontro on-line, o coordenador-geral de Monitoramento de Empreendimentos da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano (SMDRU), Marcos Daniel dos Santos, explicou os aspectos que o Governo Federal leva em conta na hora de executar ações e promover o financiamento de obras no setor.

“A política de mobilidade urbana tem muitos desafios para a implementação, especialmente em relação à questão institucionais, pelo tamanho do País e dos diferentes atores públicos que atuam em seus 5570 municípios”, destacou. “O grande desafio é, em meio à complexidade das diferentes forças que atuam na mobilidade urbana, conseguir traçar programas de ações e de investimento e aprimorar cada vez mais esse planejamento, dando resposta à população para que ela tenha seu direito assegurado de acesso à cidade”, completou.

No seminário, Santos lembrou que, assim como outros técnicos do MDR, ele participou, em 2011, de capacitação sobre o tema em uma visita ao Japão, para conhecer as tecnologias e ações realizadas naquele país para que pudessem ser implementadas no Brasil. Ele ressaltou que várias ações foram tomadas até o momento para aprimorar a atuação do Governo Federal, como a criação de indicadores de efetividade da política, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana e o aperfeiçoamento do processo de seleção dos projetos, entre outras.

“Cada um daqueles que participou se tornou um agente transformador, que possibilita discussões e busca resultados em relação à necessidade de planejamento e aperfeiçoamento. Temos condição de ir replicando esse modelo na esfera nacional, além de propor iniciativas no contato com estados e municípios”, afirmou.

Além do representante do MDR, o assunto foi debatido pelo arquiteto e urbanista Paulo Ribeiro, assessor do Governo do Estado do Pará. A íntegra do seminário está disponível neste link.

fonte MDR