Orzil News
Brasília, April 26, 2024 3:42 AM

MDS reúne iniciativas inovadoras na gestão de políticas sociais em nova publicação

Publicado em: 02/07/2018 15:07 | Atualizado em: 02/07/2018 15:07

MDS reúne iniciativas inovadoras na gestão de políticas sociais em nova publicação

Avaliação e pesquisa

Lançado nesta sexta-feira (29), o Caderno de Estudos nº 30 traz temas que podem contribuir para o debate sobre os programas de desenvolvimento social em todo o Brasil

Publicado em 29/06/2018 19h16

Brasília – Como oferecer mais oportunidades para a autonomia das famílias de baixa renda? Como garantir uma gestão eficaz dos benefícios previdenciários? Essas perguntas fazem parte do Caderno de Estudos nº 30: Desenvolvimento Social em Debate,publicação que integra uma série do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) voltada para disseminar pesquisas e dados acerca das ações do órgão.

Lançada hoje (29), durante o evento Sexta Com Debate, a nova edição do caderno traz dados que podem subsidiar gestores na avaliação de suas atividades, buscando obter os melhores resultados. De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do órgão, Vinicius Botelho, o objetivo da publicação é contribuir para debates sobre políticas de desenvolvimento social no Brasil e no mundo.

“Essa edição documenta diversas iniciativas que são inovadoras na gestão de programas sociais. Trazemos desde exemplos de inclusão produtiva, como no caso do programa Futuro na Mão, até o mapeamento de populações e de pessoas que poderiam ter acesso a mais oportunidades, como no caso dos participantes da olimpíada de matemática”, reforçou Botelho.

Temas – Um dos capítulos desse caderno de estudos é o perfil do público do Bolsa Família que participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mais de 1.200 estudantes beneficiários do programa são medalhistas da OBMEP. Para Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – entidade que organiza o concurso -, a competição é uma oportunidade para os jovens, uma vez que promove etapas em todos os Estados e municípios brasileiros.

“A olimpíada oferece chances de ascensão profissional e opções de estudo para esses alunos que, dificilmente, eles conseguiriam ter. No caso dos beneficiários do Bolsa Família é uma oportunidade ainda mais aguda, porque estamos falando do segmento mais vulnerável da população. Os casos apresentados pelo caderno são absolutamente emocionantes”, destacou Viana.

Desenvolvido pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS, o Caderno de Estudos nº 30 aborda os seguintes temas:

– Talentos escondidos: os beneficiários do Bolsa Família medalhistas das Olimpíadas de Matemática;
– Pronatec: uma análise crítica sobre três avaliações de impacto;
– Focalização do programa Bolsa Família: o que a Pnad Contínua revela;
– Inovação na gestão dos recursos públicos: o caso do auxílio-doença;
– Entrevista: Futuro na Mão – Educação financeira para beneficiárias do Bolsa Família.

Confira aqui as edições anteriores da série Cadernos de Estudos – Desenvolvimento Social em Debate

Saiba mais

Promovido pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Sexta com Debate procura difundir conhecimento e promover a reflexão de assuntos relativos às áreas de atuação do órgão, estimulando a diversidade de pontos de vistas acadêmicos e da sociedade. A iniciativa ocorre às sextas-feiras, uma vez por mês, na sede do ministério.

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL