Orzil News
Brasília, April 26, 2024 6:09 PM

MEC divulga e-book com principais ações do Ministério no último ano

Publicado em: 04/09/2021 11:09 | Atualizado em: 04/09/2021 11:09
O Relatório de Atividades compila as ações do MEC e suas vinculadas no período entre julho de 2020 e junho de 2021

OMinistério da Educação (MEC) divulgou o E-book Ações e Entregas do MEC, um documento que informa a sociedade sobre as principais medidas e ações executadas pela Pasta durante o período entre julho de 2020 e junho de 2021. O primeiro ano de gestão do ministro Milton Ribeiro, ainda que marcado pelos desafios desencadeados pela pandemia de Covid-19, apresenta diversos avanços no campo da educação.

e-book está organizado por etapas de ensino e pelas secretarias e vinculadas do MEC. Com base no documento é possível saber, por exemplo, que 4.619 secretarias estaduais, distrital e municipais aderiram ao programa Tempo de Aprender; que mais de 15 mil escolas públicas serão beneficiadas, até 2022, com recursos do Programa Brasil na Escola (PBE); que o Novo Ensino Médio prevê apoio financeiro de R$ 360 milhões via PDDE; que 38 mil novas vagas foram abertas em 2021 por meio do programa Novos Caminhos; que R$ 254 milhões foram investidos para criar ou equipar salas de recursos; e que foram ofertadas mais de 289 mil vagas em 2020 no Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

No documento, além de serem destacadas as ações que já foram executadas e/ou que ainda estão em curso, também podem ser conferidos os repasses realizados pela Pasta no último ano, além de projetos que ainda estão sendo estudados e que serão colocados em prática em breve. O retorno das atividades presenciais na educação básica, por exemplo, está amparado pelos guias publicados pelo MEC, que apresentam normas técnicas de segurança em saúde e recomendações no contexto da pandemia da Covid-19. Além disso, existem outros projetos em curso. A saber:

  • Lançamento da Rede Aprender (transformação digital da educação brasileira), que objetiva ser uma plataforma nacional de interoperabilidade e análise de dados da rede educacional brasileira;
  • Lançamento do Guia de Boas Práticas do programa Tempo de Aprender;
  • Previsão de distribuição de 400 mil kits do programa Conta pra Mim; e
  • Previsão de abertura de 35 mil novas vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional, entre outras.

Confira o E-book Ações e Entregas do MEC.

fonte:

Assessoria de Comunicação Social do MEC