Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:30 PM

MEC e FNDE apresentam aos novos prefeitos ações e projetos de educação

Publicado em: 11/02/2021 22:02 | Atualizado em: 11/02/2021 22:02

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE com informações do Ministério da Educação
MEC e FNDE apresentam aos novos prefeitos ações e projetos de educação

Evento, que contou com a presença do presidente Bolsonaro, reuniu 23 prefeitos recém-empossados no Ministério da Educação

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, 10, no Ministério da Educação (MEC), os prefeitos recém-empossados e seus assessores conheceram um pouco mais sobre as principais ações do MEC e os caminhos para terem acesso aos programas executados pelo ministério e suas vinculadas. O encontro contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte. Ao todo, 23 prefeitos (Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Espírito Santo e Goiás) compareceram ao evento.

O presidente Jair Bolsonaro reforçou o compromisso do governo federal com o ensino. “Agradeço o convite e fiz questão de vir aqui conversar com os senhores. Contem com o nosso apoio para garantir os direitos do cidadão”, afirmou Bolsonaro.

Milton Ribeiro abordou temas como repasse de verbas, programas de alfabetização, retorno às aulas e retomada de obras inacabadas por gestões anteriores. “Estamos abrindo as portas do MEC. Queremos garantir que nossas ações cheguem na ponta, que são as prefeituras municipais.”

O presidente do FNDE, Marcelo Ponte, explicou como os prefeitos recém-empossados podem aderir aos programas educacionais da autarquia e lembrou a todos da importância da atualização dos dados das escolas. “O FNDE realiza nesta semana um treinamento virtual para todos os novos prefeitos, gestores e técnicos educacionais com o objetivo de orientar todos sobre as normas e formas de execução dos programas e ações da autarquia, assim como responder a questionamentos e esclarecer possíveis dúvidas. É uma forma de assistência técnica para apoiar esse início de gestão municipal na área educacional. Todos os vídeos dos quatro dias de evento estão no nosso canal no Youtube. Nós, do FNDE, estamos aqui para auxiliar o trabalho de vocês”, completou Marcelo Ponte.

Durante o evento, foram organizados estandes para esclarecimentos sobre programas e sistemas das secretarias e órgãos vinculados ao ministério. Nos atendimentos, os assessores do FNDE orientaram os prefeitos sobre o processo de habilitação dos novos gestores educacionais e como acessar os sistemas da autarquia. Também foram verificados casos de obras em andamento e que possuem pendências e quais os procedimentos para darem andamentos nos pedidos.

Também participaram da reunião no ministério o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, e os secretários Carlos Nadalim (Sealf) e Izabel Pessoa (SEB).

WhatsApp Image 2021 02 11 at 16.54.461 WhatsApp Image 2021 02 11 at 16.54.46

WhatsApp Image 2021 02 11 at 16.54.00