Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:24 AM

Ministério publica guia de prevenção a acidentes domésticos e primeiros socorros

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
Publicado em: 03/04/2020 17:04 | Atualizado em: 03/04/2020 17:04

Ministério publica guia de prevenção a acidentes domésticos e primeiros socorros

Ministério publica guia de prevenção a acidentes domésticos e primeiros socorros

Com o objetivo de prevenir acidentes domésticos e orientar as famílias sobre medidas de primeiros socorros, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, nesta sexta-feira (3), a cartilha “Prevenção aos acidentes domésticos e guia rápido de primeiros socorros”.

O material, disponibilizado ao final desta matéria, pretende contribuir com a segurança das famílias neste tempo de quarentena e isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O guia traz orientações importantes a respeito de acidentes domésticos que podem acontecer com mais frequência, devido ao maior tempo que as famílias têm passado dentro de casa.

A produção do material é uma iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e da Secretaria Nacional da Mulher (SNPM), ambas do MMFDH.

“Em tempos de Covid-19, as crianças e adolescentes estão em tempo integral em suas residências, o que exige muita atenção na proteção e segurança dos pequenos. No Brasil, o acidente doméstico é a principal causa de mortalidade na faixa etária de 1 a 14 anos. A cartilha é extremamente pertinente nesse contexto, pois apresenta dicas que vão auxiliar os pais e responsáveis na prevenção de acidentes domésticos e na realização dos primeiros socorros”, disse o titular da SNDCA, Mauricio Cunha.

A titular da SNPM, Cristiane Britto, destacou a relevância do material para mulheres. “A cartilha é uma ferramenta importante para as mães, que precisam redobrar os cuidados nesse momento de isolamento social”, comentou.

Cozinha

Entre as recomendações, estão dicas de proteção para o uso da cozinha, um local que pode ser muito perigoso para crianças.

É recomendado que objetos cortantes, alimentos e objetos quentes e produtos químicos sejam deixados fora do alcance dos pequenos, além de ser necessário ter um cuidado extra com o fogão, principalmente quando estiver com forno ligado ou chamas acesas.

Mobília

A cartilha também orienta que se tomem precauções em relação aos móveis da casa. Quando se tem crianças pequenas, é preciso ter cuidado com as quinas dos móveis e com o perigo de tombamentos.

Caso você tenha algum móvel que possa tombar sobre a criança, procure fixá-los de forma a evitar acidentes.

Banheiros

Outro local que merece atenção no tempo de quarentena é o banheiro. O material do MMFDH orienta para que objetos cortantes, como lâminas de barbear, e produtos químicos sejam mantidos fora do alcance das crianças.

No caso de crianças pequenas e bebês, pede-se também que a temperatura do banho seja observada, para evitar queimaduras.

Primeiros socorros

Mesmo com todas as dicas preventivas e cuidado dos pais, é possível que acidentes ocorram. Por isso, a cartilha traz informações importantes caso algum imprevisto aconteça.

As situações de emergência abordadas no material incluem engasgos, asfixia, queimaduras de até terceiro grau, intoxicação, escoriações, fraturas, hemorragias, desmaios, convulsões, ataques por animais peçonhentos e choque elétrico.

Acesse a cartilha “Prevenção aos acidentes domésticos e guia rápido de primeiros socorros” para saber mais.