Orzil News
Brasília, April 26, 2024 7:12 PM

Ministro faz visita técnica a Fernando de Noronha

  • #mma
  • #ministerio-do-meio-ambiente
Publicado em: 23/07/2019 13:07 | Atualizado em: 23/07/2019 15:07

Ao final, Salles anunciou medidas para aprimorar o turismo no parque nacional marinho e ações para melhorar a infraestrutura da ilha

Crédito: Pablo Peixoto
Ministro (ao centro) concede entrevista à imprensa durante inspeção ao parque nacional marinho de Fernando de Noronha
Ministro (ao centro) concede entrevista à imprensa durante inspeção ao parque nacional marinho de Fernando de Noronha

Brasília – O Ministério do Meio Ambiente vai tomar uma série de medidas para aprimorar a qualidade do atendimento ao turista no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). As melhorias foram anunciadas durante a visita do ministro Ricardo Salles ao arquipélago no final da semana passada.

Acompanhado dos presidentes da Embratur, Gilson Machado, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero de Giorge Cerqueira, o ministro conheceu a infraestrutura da ilha e participou de várias reuniões com representantes da Administração Regional, da concessionária Econoronha e dos gestores do parque nacional.

Uma das primeiras medidas será fazer uma reanálise dos contratos de concessão, em conjunto com a concessionária, que também administra os parques nacionais do Iguaçu (PR) e da Tijuca (RJ). A ideia é concluir esse trabalho em 120 dias com a apresentação de um novo marco regulatório que dê maior eficiência aos contratos e mais retorno aos usuários.

O novo marco regulatório, segundo o ministro, vai permitir à concessionária realizar investimentos nesses três parques num montante de até R$ 400 milhões, proporcionando ganhos para toda a sociedade brasileira e para a preservação do meio ambiente.

Ainda durante a visita, o ministro anunciou esforços conjuntos dos governos federal e estadual no sentido de realizar melhorias na infraestrutura da ilha, como a pavimentação de vias para facilitar o fluxo de moradores e turistas, regularização da dessalinização para garantir o abastecimento permanente de água e ações concretas para avançar nos percentuais de tratamento de esgoto.

Ascom MMA
(61) 2028-1227
[show_course id=”825,824″]