Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:14 AM

Ministros alinham ações no âmbito do Programa Abrace o Marajó

Publicado em: 26/01/2021 18:01 | Atualizado em: 26/01/2021 18:01
Gilson Machado e Damares Alves discutem iniciativas que reforcem a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do arquipélago

26.01.2021_Reunião_Abrace_Marajó.jpg

Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, acompanhado da ministra Damares Alves e do secretário Especial de Cultura, Mário Frias. Crédito: Roberto Castro/MTur

Odesenvolvimento de iniciativas do Programa Abrace o Marajó, lançado pelo governo federal com o objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no arquipélago paraense, foi o assunto de reunião nesta terça-feira (26.01), em Brasília, entre os ministros do Turismo, Gilson Machado, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O programa interministerial envolve ações a cargo do MTur, como a sensibilização quanto à importância da adesão ao Código de Conduta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no setor, a formatação e o posicionamento de produtos e experiências turísticas do arquipélago, bem como a oferta de cursos de capacitação a gestores públicos e trabalhadores do segmento.

Gilson Machado destacou o empenho do MTur pelo avanço do programa e defendeu a valorização da música, do artesanato e da gastronomia locais, fortes atrativos turísticos. O ministro ressaltou que articula, junto ao Ministério da Educação, a capacitação de cidadãos da Amazônia em inglês básico e se comprometeu a promover uma visita técnica ao arquipélago.

“É preciso fazer com que os nativos se comuniquem com estrangeiros a partir do conhecimento de inglês básico. E ensinar as pessoas a tratar bem o turista. Isso liberta a pessoa e ganha o cliente. Esse programa mostra a atenção do governo do presidente Jair Bolsonaro ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e terá no turismo um forte aliado”, garantiu Machado.

O Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, composto por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas com grande potencial de desenvolvimento social e crescimento econômico, mas que apresenta oito municípios na lista daqueles com os piores IDHs do Brasil. Damares Alves enalteceu o papel do turismo no programa e agradeceu a colaboração do MTur às ações.

“O programa nasce como uma resposta ao enfrentamento da violência, mas trazendo desenvolvimento regional. A gente vem com a proposta de ser um case de sucesso. A ideia é mostrar que é possível, com políticas públicas coordenadas, dar respostas para aquele território”, observou a ministra, que apontou ainda o interesse de investidores pela região com o programa.

A reunião também contou com a participação do secretário especial da Cultura, Mário Frias, que se dispôs a articular medidas no setor com vistas ao desenvolvimento sociocultural da região. Uma delas seria o incentivo à leitura para crianças no ambiente familiar, a partir de ações itinerantes em parceria com o Ministério da Educação, que já conta com um programa neste sentido.

O PROGRAMA – O Abrace o Marajó envolve empresas públicas e privadas do estado do Pará e das prefeituras dos 16 municípios da região: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

As ações são desenvolvidas em conjunto por 14 ministérios, além do MTur e do MMFDH. São eles: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cidadania; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Defesa; Desenvolvimento Regional; Economia; Educação; Infraestrutura; Justiça e Segurança Pública; Meio Ambiente; Minas e Energia; Saúde e a Controladoria-Geral da União.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo