Orzil News
Brasília, April 26, 2024 6:55 AM

MME debate implantação sustentável de lítio no Vale do Jequitinhonha/MG

Publicado em: 13/08/2019 17:08 | Atualizado em: 13/08/2019 17:08

Crédito: Zé Silva

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal, participou, na última sexta-feira, 9, na Câmara Municipal de Itinga/MG, de reunião com prefeitos de 17 municípios do Vale do Jequitinhonha, parlamentares federais, estaduais e municipais, além de lideranças locais, sobre a implantação sustentável de lítio no Vale do Jequitinhonha e de alternativas para viabilizar a criação de um parque industrial que beneficie este minério nos municípios produtores. Na ocasião, os parlamentares entregaram ao secretário um manifesto que trata da mineração responsável e dos possíveis benefícios que a atividade pode levar para a região.

Na audiência, o secretário falou sobre a importância de os benefícios da produção permanecerem na região visando o desenvolvimento local. Alexandre Vidigal alertou que há a necessidade de superação de questões logísticas para levar para o município indústrias que beneficiem o lítio. A concessão de benefícios fiscais, como a isenção de ICMS, também foi sugerida pelo presidente da União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha, prefeito de Ponto dos Volantes, Leandro Santana.

Foi ainda discutida a necessidade de uma articulação entre políticos e instituições federais, estaduais e municipais, além da iniciativa privada, com vistas a viabilizar investimentos em infraestrutura e instalação do parque industrial. O coordenador da Comissão de Barragens da Câmara dos Deputados, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), responsável pela visita do secretário à Câmara Municipal de Itinga, informou que propôs ao governo um pacto que garanta a exploração sustentável do Vale do Jequitinhonha. A intenção é evitar que a região sofra com atividades danosas ao meio ambiente e que possam provocar tragédias como as de Brumadinho e Mariana.

Vale do Jequitinhonha

O lítio é uma matéria-prima importante para a produção de baterias para carros elétricos, celulares e tablets. A maior reserva de lítio do Brasil foi descoberta recentemente no Vale do Jequitinhonha e será explorada a partir do próximo ano, pela mineradora Sigma. A atividade utilizará a técnica de empilhamento a seco, tecnologia importada da Austrália.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
[email protected]
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia

[show_course id=”856,839″]