MPF obtém condenação de ex-prefeito por não prestação de contas de recursos da Funasa

Ex-prefeito de Jatobá (PE) Robson Silva Barbosa foi condenado à perda dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa

Arte retangular com fundo marrom e a palavra Condenação escrita em letras claras.

Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE) obteve a condenação do ex-prefeito do município de Jatobá (2012-2016), Robson Silva Barbosa, pela não prestação de contas de recursos federais provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A verba, no montante de R$ 450 mil, deveria ter sido destinada a serviço de melhorias sanitárias domiciliares. A responsável pelo caso é a procuradora da República Maria Beatriz Gonçalves.

As apurações indicaram que o convênio entre a prefeitura e a autarquia federal, firmado em 2008, foi alvo de diversas prorrogações, com seu encerramento em 2015. De acordo com laudo da Funasa, apesar do repasse da verba federal, não foi comprovada qualquer melhoria promovida pela prefeitura à época.

A ação também tem como autores o próprio município de Jatobá e a Funasa. O MPF já havia conseguido a indisponibilidade de bens do ex-prefeito. Conforme consta na sentença, Robson Barbosa “tinha efetivo conhecimento da existência do convênio, tanto que requereu a prorrogação do prazo de conclusão”. Ele foi condenado à perda dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa.

Processo nº 0800074-48.2017.4.05.8310

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br

http://www.facebook.com/MPFederal


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Fiscalização e Acompanhamento de Convênios
Confirmado
Curso Especial: abordagem teórica com estudo de caso sobre a legislação e técnicas de acompanhamento e fiscalização; principais falhas e irregularidades apontadas pelo TCU e CGU; inclui demonstração funcional e operacional do SICONV.
14 e 15 de outubro de 2019 / Brasília - DF


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Gestão de Conflitos
O desenvolvimento de parcerias tornou-se tendência crescente no mundo corporativo. Conceber, elaborar, implantar e avaliar projetos requer quase sempre a participação de mais de uma organização e de atores do setor público e privado. Nesse contexto, uma nova cultura, não hierárquica e mais voltada para o trabalho de equipe tem que se estabelecer tornando a comunicação ferramenta imprescindível na harmonização e superação de conflitos.
17 e 18 de outubro de 2019 / Brasília - DF
Ajustes firmados com Fundações de Apoio – Aspectos Jurídicos do TCU
Curso Inédito com fundamento na Lei nº 8.958. O relacionamento entre Instituições Federais de Ensino Superior - IFES e demais Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs com fundações de apoio segundo os entendimentos do Tribunal de Contas da União - TCU. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
17 e 18 de outubro de 2019 / Brasília - DF
Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil