Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:13 AM

MTur: BDB Cultural oferece cinema, shows e curso de violão para os próximos dias

Publicado em: 17/02/2021 21:02
Programação faz parte de projeto cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil, que retomou as atividades em janeiro

Iniciativa oferece curso gratuito de Introdução Rítmica no Violão, com o professor Cairo Vítor. Crédito: Juliana Caribé/Acervo Pessoal

A

Biblioteca Demonstrativa do Brasil promove uma programação cultural online para quem quer continuar apreciando festividades de forma segura, após o feriado de Carnaval. O projeto BDB Cultural oferece, nos próximos dias, sessão de cinema, curso de violão, contação de histórias e shows. A iniciativa é organizada pela Companhia Voar para Infância e Juventude, selecionada pelo Ministério do Turismo para executar as atividades culturais da biblioteca até o próximo ano.

Nesta quarta-feira (17.02), às 19h, uma mesa de debate celebra o centenário de Cassiano Nunes, escritor santista que foi um dos fundadores do curso de letras da Universidade de Brasília (UnB). O evento conta com a participação de Antônio Miranda, célebre poeta e professor, além do editor de livros Victor Tagore e dos professores Augusto Niemar (UnB) e Ana Clara Medeiros (UFAL), que escreveram juntos trabalhos acadêmicos sobre a obra de Cassiano.

Já no dia 18 de fevereiro, também às 19h, tem a estreia digital da exposição “Vidraças”, do pintor brasiliense Santunes. Para aproximar digitalmente o público, a obra é apresentada em vídeo por meio de uma entrevista com o artista.

Na sexta-feira (19/02), o BDB Cultural oferece uma sessão de cinema gratuita, às 19h, com a comédia “Uma loucura de mulher” (2016), filme de Marcus Ligocki, protagonizado por Mariana Ximenes.

Neste domingo (21.02), às 17h, Maristela Papa e William Reis apresentam histórias que reinventam clássicos infantis com final inovador e resgata cantigas populares tradicionais.

O “BDB é show!” deste mês acontece na segunda-feira (22/02), às 19h, com o grupo 3nobrega que revisita clássicos da música brega, como os do cantor Reginaldo Rossi.

Todas as atrações são online e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do projeto BDB Cultural no Youtube no Facebook e no Instagram.

Grupo 3nobrega apresente o melhor da música brega na próxima segunda-feira (22.02). Crédito: Lucas Rezende/BDB Cultural

Grupo 3nobrega apresenta o melhor da música brega na próxima segunda-feira (22.02). Crédito: Lucas Rezende/BDB Cultural

CURSO – O BDB Cultural também está com inscrições abertas até esta sexta-feira (19.02) para o curso online gratuito “Introdução Rítmica no Violão”, com o professor Cairo Vítor. Os interessados devem ser maiores de 16 anos e possuir o instrumento. (Clique aqui para se inscrever)

O curso de 8h será oferecido em dois sábados: dias 20 e 27 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 16h, com a missão de ajudar alunos iniciantes a ganhar mais naturalidade na transição entre os acordes e na construção de um ritmo no violão. Os participantes receberão um certificado que atesta o aprendizado que tiveram no curso.

REABERTURA – Após a Biblioteca Demonstrativa do Brasil passar por obras de revitalização, o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, lançou edital de chamamento público e liberou R$ 1,2 milhão para a execução da programação cultural da biblioteca.

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo