Orzil News
Brasília, April 26, 2024 2:40 AM

Estados e municípios organizam lives com eventos de Carnaval, alguns deles apoiados pela Lei Aldir Blanc

Publicado em: 15/02/2021 17:02 | Atualizado em: 15/02/2021 17:02
 Espaços culturais também são opções para a época

MTur – Folia de Momo: internet ajuda a manter viva a alegria do período no Brasil

11-02-21 CRÉDITO MARK WILLIAMS - GOVERNO DE PERNAMBUCO (1).jpg

Transmissões online vão garantir a festa de foliões. Crédito: Mark Williams/Gov. Pernambuco

Com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Carnaval deste ano no Brasil não contará com os tradicionais e badalados agitos de rua que fazem a fama do país mundo afora. Entretanto, engana-se quem imagina que a alegria não terá vez no período de Momo. Uma série de transmissões online, que recentemente se tornaram comuns em todo o planeta, ajudará estados e municípios a garantir a festa de foliões – mesmo que a distância.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Prefeitura Municipal promove o Festival “Tô Me Guardando”. Entre 12 e 28 de fevereiro, o evento gratuito reunirá várias apresentações musicais pelas redes sociais. (Confira aqui a programação). O mesmo tipo de atração ocorrerá em Natal (RN), cuja Prefeitura Municipal vai transmitir pelo seu canal no YouTube, até 16.02, um conjunto de shows gravados com estrelas potiguares. (Acesse aqui a agenda).

A agenda na capital do Rio Grande do Norte inclui ainda a oferta online de diversos projetos de Carnaval realizados por meio da Lei Aldir Blanc, de blocos a rodas de samba, disponíveis nos canais virtuais dos artistas. Já no Ceará, o Governo do Estado organizou uma programação virtual envolvendo 37 iniciativas do ciclo carnavalesco, também a partir de recursos repassados no âmbito da legislação federal de apoio à cultura. (Veja aqui a programação)

Em Campo Grande (MS), a Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado, realizará diversas lives do Projeto Quatro Estações de Carnaval. Transmitida pelo YouTube, de 11 a 16 de fevereiro, a agenda engloba samba, pagode, axé e marchinhas (Confira aqui). Já a Prefeitura Municipal de Vitória (ES), também por meio do YouTube, vai veicular, por três dias, shows gravados de 21 bandas capixabas de diferentes estilos. (Veja aqui a programação).

Na cidade de Itajaí (SC), nos dias 13 e 14 de fevereiro, a banda local Siri na Lata fará uma live de Carnaval. O evento, com patrocínio da Lei Aldir Blanc por meio da Prefeitura Municipal, poderá ser acompanhado pelo YouTube (Confira o link aqui). Ouro Preto (MG), por sua vez, organiza o Carnaval virtual “Beleza Pura, com apresentações de samba e registros históricos dos blocos de Momo que desfilam na cidade histórica mineira. (Acompanhe aqui)

ALTERNATIVAS – Para quem quiser curtir o Carnaval sem cair na folia, opções culturais são uma ótima pedida. Uma delas acaba de reabrir: o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), que retomou atividades nesta quinta-feira (11.02) após 11 meses fechado. Inicialmente, o espaço funciona de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h, com limite de 100 pessoas por hora nas suas exposições e medidas de prevenção à Covid-19. (Acesse aqui)

Museu de Arte do Rio de Janeiro terá atrações. Crédtio: Carlos Erbs Jr/ MturDestinos

Já em São Paulo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado preparou uma programação especial para o período, com atrações abertas diariamente de 13 a 17 de fevereiro e seguindo regras sanitárias. Na capital, as opções envolvem o Museu do Futebol, que mantém a exposição dos 80 anos de Pelé, e o Museu da Imagem e do Som, reaberto após 10 meses e que exibe a mostra ‘Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio’. (Confira aqui a agenda)

11-02-21 MUSEU DO FUTEBOL SP - CRÉDITO ROGERIO CASSIMIRO - MTUR DESTINOS (1)

ALDIR BLANC – Sancionada em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei Aldir Blanc definiu um repasse de R$ 3 bilhões pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, a estados e municípios para ações emergenciais na área. A fim de ampliar a aplicação das verbas, o governo federal prorrogou até o fim de 2021 o prazo de utilização. Com a lei, pela primeira vez em uma década, mais de 4 mil cidades do país receberam recursos federais para políticas públicas no setor.

 

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo