Orzil News
Brasília, April 26, 2024 3:57 AM

Nova edição da revista Em Aberto aborda as relações de comunicação e compreensões verbovisuais

Publicado em: 11/01/2019 14:01 | Atualizado em: 11/01/2019 15:01

As complexas relações de comunicação e compreensões verbovisuais são destaque na revista Em Aberto – Edição 103, divulgada nesta quinta-feira, 10 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em seu Portal. A publicação traz dez artigos sobre o tema “Imagem e ensino: possíveis diálogos”, com análises e discussões sobre infinitas possibilidades da imagem nas mais diversas áreas do conhecimento, com destaque para o ensino.

Os textos apresentados nesta edição tratam da possibilidade de aproximação entre arte e ciência, do conhecimento sobre os animais em imagens, da construção de um instrumento óptico para criar efeitos tridimensionais em obras de arte, do potencial transdisciplinar das imagens em livros didáticos, da representação de seres humanos em fotografias nos livros de física, e do impacto da mídia na educação ambiental e a percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano.

A publicação, organizada pelos pesquisadores Josie Agatha Parrilha da Silva e Marcos Cesar Danhoni Neves, tem ainda uma instigante entrevista com Lucia Santaella, a resenha do livro Teoria do Acto Icônico, de Horst Bredekamp, além de bibliografia comentada sobre imagem e ensino.

Em Aberto – Editada desde 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep. Sua proposta é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. A cada edição, a Revista traz artigos, resenhas e bibliografias comentadas, sendo organizada em cinco seções: Enfoque, Pontos de vista, Espaço aberto, Resenhas e Bibliografia Comentada. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura.

Submissão de temas

A submissão de temas pode ser feita a qualquer tempo, mas exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer). As instruções estão disponíveis na Página da Em Aberto. Os critérios são:

A edição de cada número temático é de responsabilidade de um organizador, que atuará sob a supervisão do Comitê Editorial da revista Em Aberto. Eventualmente, poderão ser aceitos até dois organizadores por número. Para tornar-se organizador é necessário que o interessado apresente ao Comitê Editorial uma proposta de número temático para avaliação. O organizador deverá ter, preferentemente, doutorado e produção acadêmica reconhecida na área temática.

Enfoque – Aborda as principais dimensões do tema, sendo o texto condutor da publicação.

Pontos de vista – Privilegia as diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema e é composta por até oito textos.

Espaço aberto – Traz comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

Resenhas – Inclui, pelo menos, a análise crítica de duas obras que discutem aspectos relevantes do tema.

Bibliografia comentada – Apresenta um levantamento bibliográfico com as seguintes características: cada item com resumo informativo, abrangência nacional e internacional, seletividade (ater-se às obras representativas, com o objetivo de estimular o leitor interessado no tema.

Em Aberto – Edição 103
Página da Em Aberto
Assessoria de Comunicação Social

Editais de Chamamento Público 2019
18 de março de 2019 / Brasília – DF
Curso Especial com foco no correto entendimento, elaboração e análise de editais de chamamento público/concurso de projetos do órgão, visando à seleção de instituições ou de projetos que tornem eficiente, eficaz e efetiva a execução do instrumento a ser pactuado em observância dos dispositivos legais que regem a matéria.