O que faz um governador?

Saiba as funções do cargo de governador

Por Caio Lencioni

Nas eleições de 2018, a população também votará para o cargo de governador. Portanto, além de procurar saber sobre o histórico do candidato, é necessário saber quais suas funções.

O governador representa o Poder Executivo e suas funções são administrar o estado e representá-lo em ações políticas, administrativas e jurídicas.  Além disso, o governador é responsável pela gestão da segurança pública, o que envolve o controle das Polícias Civil e Militar, assim como a administração de presídios.

É também, junto ao presidente, que o governador defenderá interesses do estado. Em relação à educação, o governador administra os sistemas de ensino estaduais, principalmente o ensino médio. Já na saúde, a criação de laboratórios, centros de pesquisas e hemocentros, além da administração de hospitais.

Referente a processos legislativos, o governador pode criar projetos de lei estaduais, mas elas precisam ser aprovadas pela Assembleia Legislativa. O governador também deve acompanhar os sistemas de metrô, transporte intermunicipal e interestadual.

Podem se candidatar ao cargo pessoas com mais de 30 anos de idade; nacionalidade brasileira ou naturalizadas; filiadas a um partido; moradoras há pelo menos um ano do local em que pretendem se candidatar; e com obrigações militares em dia, no caso dos homens. Além disso, caso tenha sofrido condenação criminal, é necessário que a pessoa tenha cumprido totalmente a pena.

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC

Correto entendimento do Marco Regulatório do Terceiro Setor, Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015, e regulamentada pelo Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, que estabelece exigências para a seleção, celebração, execução, monitoramento, avaliação, acompanhamento e prestação de contas das parcerias; inclui novos instrumentos jurídicos (Termo de Fomento e Termo de Colaboração).

12, 13 e 14 de setembro de 2018 / Brasília – DF