Orzil News
Brasília, April 26, 2024 4:19 AM

Obra Legal já está disponível para Cadastro

Publicado em: 17/01/2021 12:01 | Atualizado em: 17/01/2021 13:01
Módulo administrativo permite que municípios e corpos de bombeiros possam inserir informações cadastrais urbanísticas

O Serpro informa que disponibilizou hoje, 15 de janeiro, o módulo administrativo do Sistema Obra Legal para que municípios e corpos de bombeiros possam inserir informações cadastrais urbanísticas, o que permitirá a emissão a emissão de dispensa de alvarás e habite-se para obras de baixo risco.

 A solução é destinada a municípios, cidadãos e empresas que necessitam emitir dispensa de alvará de construção e/ou dispensa de habite-se de baixa complexidade. A plataforma disponibilizará a solicitação dos documentos de forma online e a emissão em tempo real.

O sistema do Serpro  também será utilizado, de forma exclusiva, pelos municípios e Corpo de Bombeiros para o cadastramento de informações, que definirão que tipo de obra pode receber o licenciamento urbanístico. A solução oferecida pela empresa reduz a burocracia no setor, transformando a experiência do cidadão já que todo o fluxo de emissão das dispensas poderá ser feito de forma virtual

Como funcionará

Para que o Obra Legal utilizado em um município, é necessário um trabalho prévio de cadastro de usuários dos municípios e bombeiros (estadual), parametrização dos riscos municipais, registro dos parâmetros de estrutura e atividades de risco na construção. Uma vez cadastradas essas informações, os cidadãos dos municípios terão todo input necessário para requerer seus alvarás e habite-se através do sistema.

Para obtenção do alvará ou habite-se os usuários acessam o sistema, preenchem os formulários que são apresentados conforme o caso (dispensa de alvará, habite-se ou ambos). Após, é gerado o documento, valor a ser pago e a nota fiscal do serviço.

Para saber mais, leia a matéria publicada no Portal Serpro ou baixe o e-Book .