Orzil News
Brasília, April 27, 2024 3:57 AM

Organizações sociais apresentam propostas para criação do Instituto Nacional do Mar

Publicado em: 21/12/2021 09:12 | Atualizado em: 21/12/2021 10:12
MCTI promoveu sessão pública nesta segunda-feira (20), como parte do processo seletivo para qualificação de entidade que vai realizar pesquisas oceânicas no país
OS_.jpg

O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações realizou uma Sessão Pública, nesta segunda-feira (20), como parte do processo seletivo de qualificação de uma organização social para a realização de pesquisas oceânicas no país, por meio da criação do Instituto Nacional do Mar (Inmar). A instituição escolhida no Chamamento Pesquisa Oceânica deverá promover, consolidar e compartilhar o conhecimento sobre os oceanos por meio de pesquisas nacionais.

A sessão de apresentação oral das propostas foi conduzida pelo diretor do Departamento de Ciências da Natureza do MCTI, Savio Raeder. Participaram da sessão três organizações jurídicas privadas, sem fins lucrativos, nos termos da Lei 9.637/1998: Sociedade Brasileira de Biotecnologia; Associação Aliança Tropical de Pesquisa da Água; Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas. A previsão é que o resultado da organização social selecionada seja divulgado no dia 14 de janeiro de 2022.

A coordenadora-Geral de Oceano, Antártica e Geociências do MCTI, Karen Silverwood-Cope, explica que a apresentação oral das propostas é uma etapa em que o ministério reforça a transparência do processo seletivo. “Essa sessão pública permite que toda a sociedade acompanhe o processo e que as organizações detalhem suas propostas e esclareçam eventuais dúvidas do comitê de avaliação”. A avaliação técnica das propostas é feita por uma Comissão de Avaliação, composta por 9 integrantes do MCTI, Marinha do Brasil e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A organização social escolhida no processo seletivo vai celebrar um contrato com a União por um período de 6 anos, por meio do MCTI, para realizar pesquisas oceânicas, consolidar a pesquisa nacional, expandir e compartilhar o conhecimento no tema e ampliar a captação de recursos para financiamento da pesquisa na área. A expectativa é de que a Organização Social possa integrar as ações de diversas instituições a fim de potencializar os resultados dessas iniciativas, considerando a excelência da produção científica nacional.

Mais informações sobre estão disponíveis no portal do Chamamento Pesquisa Oceânica  https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/chamamento-oceano

Confira abaixo a Sessão Pública de apresentação oral das propostas:

fonte MCTI