Orzil News
Brasília, April 26, 2024 12:48 AM

OSC de Campinas (SP) é uma das primeiras a receber Selo Ouro de preenchimento

Publicado em: 24/01/2019 10:01 | Atualizado em: 24/01/2019 11:01
A Organização da Sociedade Civil (OSC) SOS Ação Mulher e Família, localizada em Campinas, no interior de São Paulo, foi uma das primeiras 820 mil organizações do Mapa das OSCs a receber, simbolicamente, o Selo Ouro de preenchimento, com 95% das informações preenchidas e atualizadas em sua página individual.Formada por uma equipe multidisciplinar, a instituição, criada em 1980, promove o atendimento psicológico, social e jurídico de mulheres em situação de violência de gênero, violência doméstica e intrafamiliar na região metropolitana de Campinas. Presta ainda ajuda a crianças e adolescentes e homens, sejam eles autores de violência ou não.

De acordo com a coordenadora geral da SOS Ação Mulher e Família, Gislaine Rossetto, o objetivo de preencher e manter as informações atualizadas no Mapa “é divulgar o trabalho de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar, buscando ampliar e fortalecer o alcance com o valioso apoio do Ipea e de possíveis parcerias sensíveis à causa”.

Gislaine conta que o preenchimento das informações no Mapa foi feito em várias etapas e dias, de acordo com a ordem apresentada pelo formulário, e que é importante manter todos atualizados. “Em especial os campos Titulações e Certificações, Espaços de Participação Social, Projetos/Atividades e ou Programas porque quanto mais divulgação e parcerias, maior o alcance do trabalho desenvolvido em benefício da sociedade”.

Como funciona o selo: sempre que uma OSC preencher 50% ou mais de suas informações no Mapa ela recebe um selo de preenchimento do Mapa das OSCs, reconhecendo o compromisso e a contribuição das organizações para ampliar o conhecimento disponível sobre o setor. O selo tem caráter simbólico e varia conforme a porcentagem de preenchimento. O Selo Bronze é atribuído àquelas OSCs que possuem entre 50% e 70% de informações preenchidas. O Selo Prata equivale ao intervalo de 71% a 90%, e o Selo Ouro para aquelas OSCs que preencherem entre 91% e 99% dos dados. As OSCs que preenchem 100% dos campos disponíveis no Mapa recebem o Selo Diamante.

* VOCÊ SABIA?

 

No próximo dia 21 janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Religião. Das 820.186 mil OSCs presentes no Mapa, as organizações com finalidades religiosas ficam em segundo lugar em quantidade, representando 25,4% do total (208.325). O número está atrás apenas das entidades classificadas com a finalidade desenvolvimento e defesa de interesses, com 41,3% das OSCs mapeadas (339.104). A maioria das instituições religiosas é localizada na região Sudeste (34%), seguidas das regiões Centro-Oeste (30%), Norte (20%) e Sul e Nordeste (17% cada). A classificação de finalidades de atuação das OSCs no Mapa, conforme metodologia adotada, é definida com base nos princípios da atividade principal, estabelecidos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

​* DESTAQUE 1

O Mapa das OSCs foi destaque no Manual MROSC/DF: gestão de parcerias do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Entre as informações reunidas, a publicação determina que é de responsabilidade da administração pública do Distrito Federal fornecer informações ao Mapa, o qual visa a consolidar e divulgar informações sobre as OSCs e parcerias.Clique aqui para fazer o download do documento.

 

* DESTAQUE 2

Pesquisadores da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) lançaram a publicação Destaques: sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil. O texto contém uma síntese de pesquisas sobre o tema, além de análises sobre o financiamento privado das organizações. A FGV Direito SP é parceira do Mapa no grupo consultivo de apoio à análise de dados referentes ao perfil das OSCs no Brasil. A publicação está já disponível (acesse aqui).

* INFORMAÇÃO

Vídeos ajudam a navegar e conhecer melhor o Mapa das OSCs

canal do YouTube do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) disponibiliza mais de seiscentos vídeos sobre suas atividades, entre elas, o Mapa das OSCs. São tutoriais e entrevistas, que mostram desde o que as organizações podem fazer para manter suas páginas atualizadas no Mapa até dados e funcionalidades da plataforma. O conteúdo também está disponível no Mapa, na seção Imprensa.

Licitações e Contratos – Visão do TCU
25 e 26 de abril de 2019 / Brasília – DF
Curso Completo sobre os ditames da Lei nº 8.666/93, com foco no correto entendimento das suas principais regras, além de aspectos polêmicos e recentes alterações normativas. Aborda principais falhas e irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União. Inclui novo Decreto nº 9.412, de 18 junho de 2018; informações sobre proposta de nova lei de contratações públicas (PLs nº 1292/95, nº 6814/17 e outros 239 apensados); e orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços (Decreto nº 9.488, de 30 de agosto de 2018). Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Informações Completas+