Orzil News
Brasília, April 27, 2024 3:10 AM

Otimizando recursos públicos na área de meteorologia

Publicado em: 21/01/2021 20:01 | Atualizado em: 21/01/2021 20:01
por INPE

O INPE, INMET, FUNCEME e ANA celebraram acordo de cooperação técnica em reunião no XXIII Workshop de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino

S11 ARQUIVO 4-01-2010 VIDA& SATELITE – GOES – Imagem feita pelo satélite GOES 12, da NOAA (Agencia Americana para Atmosfera e Oceanos), as 16h30 do dia 31/12/2009, em que e possível ver concentração de nuvens sobre a região da Ilha Grande e Angra dos Reis, no litoral sul do Rio. As imagens do GOES são essenciais para a previsão do tempo no Brasil, feita pelo CPTEC-INPE. A imagem mostra a visão do satélite no espectro visível, colorida artificialmente. FOTO: NOAA/INPE/REPRODUCAO

Na terça feira, dia 19 de janeiro de 2021, celebraram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fazer uma integração dos sistemas nacionais e locais de meteorologia, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

“O INPE deseja entregar o melhor Modelo Numérico Brasileiro de Previsão Global de Tempo e Clima, incluindo como parâmetros de entrada todos os dados de imagens de satélites disponíveis, mas mais importante, incluindo as condições de contorno, que são únicas na América Latina, o Cerrado, os biomas brasileiros em geral”, disse Clezio De Nardin, Diretor do INPE.

“Iniciamos uma parceria de integração do grande sistema para dar maior eficiência e resultado ao cidadão que utilize o Sistema de Informações Meteorológicas no Brasil. Vamos cobrir as áreas de sombra duplicadas e cada instituição parceira se concentra no que seja melhor. Esperamos ampliar esse modelo para outros parceiros institucionais e partes do sistema, sejam eles público ou privado. Isso tudo para o INMET é a construção do SIM INMET,” afirmou o diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.

Este ano o XXIII Workshop de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino 2021 aconteceu de forma virtual, e reuniu representantes de entidades nacionais e internacionais. Promovido anualmente pela Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos em parceria com outras instituições. O Objetivo desse ano é discutir as condições atmosféricas e oceânicas bem como os resultados dos modelos de diferentes centros a fim de emitir a previsão climática para a estação chuvosa, o Prognóstico Climático para o trimestre: fevereiro, março e abril de 2021.