Orzil News
Brasília, April 26, 2024 12:06 AM

Ouvidoria do MPF passa a monitorar reclamações de cidadãos no site Reclame Aqui

Publicado em: 23/09/2019 16:09 | Atualizado em: 06/01/2021 22:01

Objetivo é orientar os usuários acerca dos canais corretos de comunicação com o MPF

Foto com a logomarca da Ouvidoria (duas mãos se encontrando em formato oval similar a um ouvido com as cores amarela e laranja) e dois arcos superiores em tons de laranja.

Arte Secom/PGR

A Ouvidoria do Ministério Público Federal (MPF) já está monitorando e tratando as reclamações registradas do site Reclame Aqui – Serviços Públicos. A ação tem como propósito orientar os reclamantes acerca dos canais corretos de comunicação com o MPF, bem como direcionar aqueles com demandas não relacionadas à atuação do MPF para os órgãos adequados. A Ouvidoria do MPF, há pouco dias, respondeu e tratou mais de 100 reclamações que se encontravam represadas naquele site, por não ter sido notificado das demandas em canal oficial.

No caso de demandas relacionadas ao MPF, a resposta ao reclamante conterá as orientações necessárias para que o(a) cidadão(a) possa cadastrar sua reclamação nos Formulários Eletrônicos da Sala de Atendimento ao Cidadão ou da Ouvidoria do MPF. Junto é encaminhado a Carta de Serviços ao Cidadão, para que o usuário conheça mais sobre o papel e a atuação do MPF.

De acordo com o ouvidor-geral do MPF, Juliano Baiocchi, o monitoramento trará ganhos para a qualidade e objetividade do atendimento prestado pelo MPF ao cidadão. “Nós não queremos deixar o cidadão sem resposta, seja lá onde for. Com essa atuação, estamos procurando onde o cidadão está indo parar. Se ele não está chegando aqui, então a gente vai procurar por ele”, resumiu.

O ouvidor-geral também destacou o ganho que esse tipo de atuação proativa pode trazer à imagem da instituição. “Buscamos, por meio do monitoramento, dar resposta e finalizar a manifestação do cidadão no Reclame Aqui, o que não era possível até então. Tudo o que chegava lá, acabava se tornando menção negativa por não haver resposta, prejudicando assim a imagem do MPF”, explicou. A atuação iniciada pela Ouvidoria nos últimos dias já resultou em avaliação positiva dos usuários.

Canais de atendimento – Atualmente, o atendimento ao cidadão que procura o MPF é feito por meio da Ouvidoria do MPF e também pelas Salas de Atendimento ao Cidadão (SAC), que realizam a triagem das demandas e as encaminham para as áreas responsáveis por cada tipo de atendimento. Qualquer pessoa pode enviar reclamações, sugestões, críticas e elogios à instituição por meio do aplicativo MPF Serviços, disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play, ou através do link www.mpf.mp.br/mpfservicos.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

[show_course id=”866,869″]

[show_course id=”837,827″]