Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:07 PM

Parceria internacional inicia mapeamento de iniciativas existentes sobre o Oceano Atlântico

Publicado em: 10/10/2019 16:10 | Atualizado em: 10/10/2019 16:10

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Projeto internacional que visa aprimorar a cooperação de longo prazo em pesquisa e inovação na bacia do Atlântico, do Ártico ao Antártico, está colhendo informações para um mapeamento de ações existentes evolvendo questões relativas ao Oceano Atlântico. A iniciativa está inserida no âmbito do AANChOR (All AtlaNtic Cooperation for Ocean Research and Innovation) que, no Brasil, tem como parceiros o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e foi iniciado em setembro de 2018, com o objetivo de implementar a Declaração de Belém, assinada em 2017 entre o Brasil, a África do Sul e a União Européia. São 18 parceiros evolvidos, que contemplam, além do Brasil, a África do Sul, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Alemanha, Argentina e Cabo Verde.

Para esse mapeamento, está disponível um questionário para levantamento das ações e iniciativas nacionais em curso focadas nos seguintes temas:

  • WP3 – Formação e Desenvolvimento de Capacidades relacionadas ao Oceano
  • WP4 – Transferência de Conhecimento para Inovação e Economia no Oceano
  • WP5 – Padrões Comuns para Informação e Compartilhamentos de dados do Oceano
  • WP6 – Educação e Conscientização sobre o Oceano
  • WP7 – Convergência e Alinhamento de Iniciativas de Infraestrutura de P&I para o Oceano

As iniciativas podem representar uma gama ampla de atividades: desde cursos, estágios e projetos de pesquisa a campanhas temáticas e seminários, por exemplo. O público-alvo também pode compreender desde crianças a universitários, educação formal e toda a sociedade.

As respostas ao questionário ajudarão a obter detalhes e elencar projetos que trabalhem com as referidas temáticas, nos variados campos das Ciências do Mar, bem como as necessidades de apoio à pesquisa e às ações com foco marinho, e também as lacunas de conhecimento. Isso nos permitirá considerar o apoio e o fomento à construção de futuras iniciativas em rede em todo o Oceano Atlântico, incluindo o intercâmbio de experiências exitosas entre os países que fazem parte da AANChOR e a estruturação de cooperações multilaterais nas áreas de interesse deste Projeto, de forma mais embasada, inovadora e equilibrada.

Após a conclusão do levantamento, informações sobre os diversos projetos poderão ser disponibilizadas no website, atualmente em construção, da All Atlantic Ocean Research Community, para benefício de todos e com a devida autorização, no endereço https://www.allatlanticocean.org/main

Acesse aqui o questionário.

[show_course id=”869,837″]

[show_course id=”830,829″]