Orzil News
Brasília, April 26, 2024 3:20 AM

PEC que libera emenda a prefeitura inadimplente é aprovada em 1ª votação

Publicado em: 08/06/2017 10:06 | Atualizado em: 08/06/2017 11:06

PEC que libera emenda a prefeitura inadimplente é aprovada em 1ª votação

Proposta dispensa a certidão negativa para pagamento de emendas parlamentares aos municípios

Laíse Lucatelli
Ednilson Aguiar/O Livre

deputado estadual Zeca Viana

Para Zeca Viana, certidões exigidas travam a destinação das emendas

A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, por unanimidade, o projeto de emenda à Constituição (PEC) 07/17, que dispensa a certidão negativa para pagamento de emendas parlamentares aos municípios. Na prática, isso significa que as prefeituras poderão acessar os recursos, mesmo inadimplentes. O texto ainda precisa ser aprovado em segundo turno antes de ser promulgado.

“Acabamos perdendo boa parte das nossas emendas porque os prefeitos não têm condições de regularizar a situação dos municípios”, argumentou o autor do projeto, o deputado estadual Zeca Viana (PDT). “Principalmente os municípios menores, com arrecadação limitada.”

Ele destacou ainda que a PEC se baseia o artigo 166, parágrafo 13 na Constituição Federal. “A União não exige essas certidões para pagar emendas”, disse. O deputado Allan Kardec (PT) apoiou a iniciativa. “Eu, que sou professor, vejo as escolas sofrerem isso também. Uma má gestão trava a próxima gestão.”

Emendas impositivas
O governo tem que destinar, anualmente, 1% da receita corrente líquida do Estado para obras e investimentos indicados pelos deputados estaduais, sendo 12% para a saúde, 25% para educação, 6,5% para esporte e 6,5% para cultura – o restante é de livre escolha.

A crise financeira, porém, levou o governador Pedro Taques (PSDB) a negociar com os deputados o pagamento de valores menores. Até mesmo o uso de recursos do próprio Poder Legislativo foi considerado para que os deputados pudessem enviar verbas aos municípios.

Inadimplência
Os municípios e Estados podem ser enquadrados como inadimplentes se não seguirem os critérios dos sistemas de monitoramento de repasse de verbas e de contas públicas para celebrar convênios com o governo federal ou estadual. Em Mato Grosso, existe o Sistema de Gerenciamento de Convênios (SIGCon).

No âmbito do governo federal, há o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), vinculado ao Ministério da Fazenda, e o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), administrado pelo Banco Central. O Cauc confere diariamente 12 quesitos fiscais para transferência de verbas da União.


Emendas Parlamentares (Novo Curso)

Direcionado a proponentes, convenentes e concedentes: procedimentos para correta identificação, captação, formalização e execução de emendas. Inclui operacionalização no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, bem como novos procedimentos para a apresentação e execução das emendas parlamentares (Manual Técnico Orçamentário – MTO, Portarias Interministeriais nº 38, de 9 de março de 2017 e nº 46, 17 de março de 2017, bem como Portaria Interministerial nº 152, de 25 de maio de 2017 / Comunicado Siconv nº 10/2017).
19 de junho de 2017 / Brasília – DF
EMENDAS-PARLAMENTARES-JUNHO