Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:53 PM

Pesquisa de opinião comprova eficácia do Programa Forças no Esporte

Publicado em: 06/09/2019 16:09 | Atualizado em: 06/09/2019 16:09

Com o objetivo de colher dados para um melhor conhecimento da aplicação dos processos, possíveis deficiências e oportunidades de melhorias do Programa, a pesquisa concluiu que o PROFESP- PST melhorou a qualidade de vida dos beneficiados, tanto no que diz respeito à educação/ensino, quanto à saúde física e emocional.
Dados mostraram que as crianças e os jovens do PROFESP – PST tiveram melhora de cerca de 25% no rendimento escolar, na prática desportiva e no comportamento no âmbito familiar, além do desenvolvimento físico (peso e altura).

esta imagem não possui descrição

Além da comprovação de todos esses benefícios, a pesquisa apontou a necessidade da captação de recursos para a alimentação e da contratação de professores, para o aprimoramento do Programa. Também corroborou com os dados colhidos por um estudo feito pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) junto aos beneficiados do núcleo do PROFESP – PST que ali funciona.

esta imagem não possui descrição

De acordo com esse estudo, intitulado “Gestão do trabalho desenvolvido no Programa Forças no Esporte do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes”, as crianças e os jovens avaliados, dentro da amostragem da pesquisa, tiveram um incremento de 10% no rendimento escolar, aumentando suas médias de 6,7 para 7,4. Ainda, entre os participantes do Programa, com idade igual ou maior que 16 anos, 38% foram inseridos no mercado de trabalho.
Foram realizados testes referentes à aptidão física relacionada à saúde, por meio de medidas antropométricas e testes físicos. Em todos os quesitos analisados, houve progresso significativo dos índices de saúde, assim como no desempenho esportivo, tais como força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade e agilidade.

esta imagem não possui descrição

Diante desse estudo e da pesquisa de opinião junto aos núcleos do Programa, coordenadores e parceiros têm a oportunidade de conhecer os resultados e delimitar novas perspectivas e desafios nesse programa de inclusão social, que atua no cumprimento dos deveres da cidadania, na promoção de valores, da higidez física e mental e de tantos outros benefícios exercitados nos núcleos implantados por todo o Brasil. Fica comprovado, para toda a sociedade, que o PROFESP – PST é um valioso instrumento de desenvolvimento humano e fortalecimento da soberania do País.

Por Maristella De Luca Marszalek

Fotos: Eraldo Schnaider
Fonte dos dados: Divisão de Programas e Projetos Sociais pelo Esporte (DIPSE)

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa

[show_course id=”856,857″]

[show_course id=”827,828″]