Orzil News
Brasília, April 26, 2024 12:02 PM

Por meio do futebol, Ministério apoia iniciativa sobre crianças e adolescentes desaparecidos

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 25/05/2020 09:05 | Atualizado em: 25/05/2020 09:05

Por meio desta iniciativa, times como Barcelona, Atlético de Madrid e Liverpool, totalizando 77 clubes que representam mais de 38 países, postarão imagens de crianças desaparecidas em suas redes sociais. O objetivo é chamar a atenção para o problema e ajudar a encontrar jovens que estão nessa situação.

Nacionalmente, a ação foi desenvolvida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) em parceria com o Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (ICMEC, na sigla em inglês), o Ministério da Cidadania (MC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A CBF e a Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor já contatou grandes clubes brasileiros para se juntar à iniciativa, tais como Flamengo, Vasco, Palmeiras, Coritiba, Grêmio, Santos, SC Internacional e Paysandu.

“Diariamente, crianças e adolescentes desaparecem no mundo inteiro, seja porque fugiram da violência doméstica ou por razões desconhecidas. Quanto mais tempo a criança permanece desaparecida, mais vulnerável ela se torna, correndo um elevado risco de exploração ou de vitimização”, explicou o secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente, Maurício Cunha.

A iniciativa está inserida dentre as ações do Projeto Integra Brasil, lançado pelo Governo Federal em 2020, durante a final da Supercopa do Brasil. O intuito é sensibilizar, promover e enfrentar violações de direitos humanos, ampliar o acesso e o alcance da prática esportiva no país e prevenir o uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos.

Outras informações sobre o trabalho do ICMEC podem ser obtidas aqui

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
[show_course id=”928,929″]