Orzil News
Brasília, April 26, 2024 10:07 AM

Prazo para inscrição de organizações em editais do programa Horizontes termina no dia 16 de novembro

  • #mrosc
  • #contratos
Publicado em: 09/11/2020 20:11 | Atualizado em: 10/11/2020 05:11
Organizações da sociedade civil devem ficar atentas ao fim do prazo para a inscrição nos editais do programa Horizontes. As instituições interessadas nos cinco processos seletivos abertos pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) devem encaminhar as propostas até o dia 16 de novembro.

A iniciativa da secretaria que integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vai selecionar projetos voltados para a capacitação de jovens de 18 a 29 anos na área de inovação e empreendedorismo.

Os cursos e oficinas oferecidos pelas organizações escolhidas devem promover a emancipação e a dignidade do jovem por meio da integração às cadeias econômicas e da inserção no mercado de trabalho.

Acesse os editais

“O que nós queremos com esses editais é incentivar e promover tecnologias inovadoras e eficientes para transformar a vida e preparar nossos jovens para o mercado de trabalho”, afirmou a secretária nacional da juventude, Emilly Coelho, ao falar sobre o objetivo da seleção que promove a aproximação com a sociedade civil em prol da juventude brasileira.

Cada edital tem um público-alvo específico, escolhido em razão da vulnerabilidade social e dos desafios identificados. Há oportunidades voltadas para os jovens do arquipélago do Marajó (PA), negros, transexuais e travestis, com deficiência e para jovens mulheres.

As propostas devem ser apresentadas pelas organizações da sociedade civil por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O cadastro e o envio para análise devem ocorrer até às 23h59 do último dia de inscrição.

Confira o cronograma completo:

• Publicação do Edital de Chamamento Público.: 15/10/2020;
• Envio das propostas: 15/10/2020 a 16/11/2020;
• Etapa de avaliação das propostas pela Comissão de Seleção: 17/11/2020 a 20/11/2020;
• Divulgação do resultado preliminar: previsto para 24/11/2020;
• Interposição de recursos contra o resultado preliminar. 5 dias contados da divulgação do resultado preliminar;
• Análise dos recursos pela Comissão de Seleção: 5 dias após prazo final de apresentação das contrarrazões aos recursos;
• Homologação e publicação do resultado definitivo da fase de seleção, com divulgação das decisões recursais proferidas (se houver): previsto para 15/12/2020.

Programa Horizontes

Lançado no dia 7 de outubro, o programa Horizontes é uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entre jovens de 18 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além da inclusão produtiva, com entidades públicas e privadas relevantes, serão realizados diagnósticos acerca das dificuldades e necessidades dos jovens que têm interesse de empreender. Saiba mais.

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

Plataforma +BRASIL 5 – Completo (celebração, execução, acompanhamento/fiscalização e prestação de contas)

14 a 18 de dezembro de 2020 / Brasília – DF

Curso Presencial. Intensivo (5 dias de curso – 40 h/a). Ciclo completo de gestão das transferências voluntárias federais: celebração, execução, acompanhamento/fiscalização e prestação de contas no SICONV/Plataforma +Brasil.

Informações Completas+