Orzil News
Brasília, April 26, 2024 4:04 PM

Prefeitura de Florianópolis compartilha experiências relacionadas com os ODS

Publicado em: 21/01/2019 10:01 | Atualizado em: 21/01/2019 10:01

02032017 ODS

A importância do envolvimento dos Municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é defendida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde a adoção da Agenda Global que estabeleceu esses Objetivos em 2015. Muitos Municípios têm se empenhado na causa. Um deles é o de Florianópolis (SC).

A CNM reforça que as ações realizadas pelas gestões locais já estão alinhadas com os ODS ao trabalharem para a melhoria da vida de sua população. Acesse nosso site sobre o assunto e entenda os benefícios de se envolver nesse plano de ação.

Florianópolis compartilhou com a entidade, boas práticas realizadas para o alcance dos ODS. Um deles envolve ODS 8, que fala do trabalho decente e crescimento econômico. Para alcançar esse Objetivo, a prefeitura realiza um trabalho de estímulo na criação e formalização de novos negócios em Florianópolis, com inúmeras ações como desburocratização dos processos e a flexibilização do empreendedor poder registrar seu negócio no endereço residencial.

Florianópolis já é reconhecida nacional e mundialmente como capital da tecnologia, e em 2018 criou o Plano de Desenvolvimento Econômicopara os próximos 10 anos.

Floripa Empreendedora

Outro destaque é o Programa Floripa Empreendedora, que engloba ações de desburocratização, cursos de empreendedorismo para rede municipal de educação, empreendedorismo para jovens de comunidades de interesse social, criação de espaços para estimulo ao empreendedorismo e a criação do Programa Juro Zero Floripa que hoje oferece crédito com juros pagos pelo poder público municipal.

Como resultados do estimulo ao desenvolvimento econômico, o Município teve, em 2018, pela primeira vez, sua arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) superior ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). É o que relata o superintendente de Desenvolvimento Econômico do Município, Piter Santana. “Esse resultado mostrou que não precisamos crescer desorganizadamente na construção e liberação de novas áreas para ter novas receitas. E sim o estimulo ao desenvolvimento econômico provoca novos negócios e empregos a todos envolvidos”.orzil.

Ações de qualificação de jovens e adultos em parceria com a iniciativa privada também são realizadas. O objetivo tem sido proporcionar mão de obra mais qualificada ao mercado, além do incentivo ao empreendedorismo nas comunidades de interesse social.

Inclui Floripa

Alinhada a ideia de inclusão, o programa Inclui Floripa realizam feiras de economia solidária com imigrantes, pessoas em situação de rua e realiza capacitação e posterior encaminhamento ao mercado de trabalho.

Uma outra perspectiva da Agenda dos ODS é a integração das áreas e o incentivo a se trabalhar os temas de forma transversal. Para tanto, a prefeitura foi proponente e coordena o Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Grande Florianópolis, com a união de troca de experiências das pastas de desenvolvimento econômico das Prefeituras da região.

Outro destaque é a instalação de vários pontos de acesso à internet livre para população em parques, praças e prédios públicos.

A aproximação com universidades também tem sido buscada pelo Município, bem como com a iniciativa privada para poder juntos encontrarem melhores soluções para o desenvolvimento da cidade.

Da Agência CNM de Notícias

Planilha de Custos e Formação de Preços conforme IN nº 05
08 e 09 de abril de 2019 / Brasília – DF
Curso Teórico com exercícios em planilha completa, segundo os ditames da IN nº 05, de 26 de maio de 2017 – SEGES/MPDG. Cada item da planilha e seus componentes serão analisados e comentados, incluindo a memória de cálculo de cada um deles (com fórmulas exclusivas, desenvolvidas especificamente para este curso), bem como alterações introduzidas pela IN nº 07/18 de 20/09/18.
Informações Completas+
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto