Orzil News
Brasília, April 26, 2024 4:02 AM

Pregão Presencial é suspenso por ineficácia na pesquisa de preços

  • #grupo-orzil
  • #orzilnews
  • #a-nova-lei-do-pregao
Publicado em: 01/04/2020 16:04 | Atualizado em: 01/04/2020 18:04

O Pregão Presencial nº 05/2020, da Prefeitura de Pontes e Lacerda, foi suspenso temporariamente pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para evitar possíveis prejuízos numa compra futura de cartuchos para atender as unidades municipais. A decisão cautelar foi publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) que circulou em 30 de março.

O conselheiro João Batista Camargo atendeu a uma Representação de Natureza Interna da Secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE-MT, com pedido de Medida Cautelar, na qual foram apontadas falhas no processo licitatório relacionadas à pesquisa de preços de mercado do produto e exigências exageradas, que restringiam a competitividade e contrariam a Lei Geral de Licitações (Lei nº 8.666/1993).

A secretaria pontuou que a administração municipal apresentou apenas a cotação de três empresas para realizar a licitação e, conforme o entendimento da Corte de Contas, é necessária ampla pesquisa de mercado para aquisições públicas (Resolução de Consulta nº 20/2016 – TCE/MT).

O Tribunal de Contas de Mato Grosso disponibiliza, desde 2018, aos gestores mato-grossenses o Sistema Radar de Controle Público, ferramenta desenvolvida visando a transparência de compras efetuadas pelas instituições públicas municipais e do Estado. O sistema oferece acesso de modo sistematizado e organizado a mais de 27 mil licitações e auxilia gestores públicos a realizar compras de modo eficiente e econômico.

Na decisão, o conselheiro ressaltou ainda que, conforme apontado pela unidade técnica, o edital pregão não disponibilizou locais, horários, códigos de acesso e os meios onde os interessados pelo certame pudessem obter informações e esclarecimentos relativos à licitação.

Frente ao exposto, João Batista Camargo argumentou que, de fato a administração municipal descumpriu a Lei nº 8.666/1993 e o princípio da competitividade. “A ausência dos meios para solução de dúvidas dos interessados pode ter dificultado o acesso de empresas fora do domicílio da Prefeitura”, diz trecho da decisão.

A decisão ainda será analisada pelo Tribunal Pleno, que decidirá pela homologação ou não da medida cautelar.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
(65) 3613 7559