Orzil News
Brasília, April 27, 2024 5:17 AM

Professor indica como escrever um texto de fim de ano impecável à equipe

Publicado em: 12/12/2018 12:12 | Atualizado em: 12/12/2018 13:12

Um texto de homenagem pode fazer com que você ganhe pontos com sua equipe. Confira as dicas do professor Diogo Arrais

Chegou a hora da festa da firma! Já pensou em como um belo texto de homenagem poderá fazer com que esse momento seja histórico? Com criatividade, elegância e bom uso da palavra, você gerará um alto valor à sua imagem.

Em textos com tons de subjetividade, o detalhe é muito importante e demonstrará o vínculo com pessoas e situações. Sem o excessivo na bajulação, mas sim descrevendo quão importante foi um determinado evento no ano da empresa. O tom aguçado na percepção do humanismo é admirável. Vejamos exemplo de introdução assim:

“Cara Equipe,
Minha mente, hoje, retorna ao dia 8 de abril – o dia em que saímos da reunião com o cliente X. Ali, pude sentir a força do que é coesivo, porque vocês me ensinaram; pude exteriorizar uma lágrima muito grata. Naquele momento, além da gratidão, sabia que a boa colheita seria mera de tempo a todos nós.

Antes de discursos emotivos, pense muito na força do tempo verbal e – dentro do possível – realize orações com a 1ª pessoa do plural, reforçando a mensagem em equipe. No parágrafo acima, o “eu” demonstra gratidão, humildade e aprendizado.

Uma estratégia importante em momentos de homenagem está na fuga de alguns clichês, como “Hoje é um dia especial!”, como “Como todos sabem, hoje é a nossa festa!”.
Parágrafos são recursos vitais à organização do pensamento. Como sugestão, é possível dividir nas seguintes partes: “memória do momento marcante”, “ratificação dos valores da empresa e da força de um grupo”, “previsão e desejos bondosos para 2019” e “uma rápida citação poética para fechar e ser aplaudido”.

Ao desenvolver a ideia, faça largo uso de ponto e vírgula (se houver a enumeração oracional ou ideológica):

“Quem trabalha conosco leva muito destes valores: lealdade, criatividade, bom humor e atendimento impecável. Quem vive este time gosta da Vida; respeita o humano, porque se preocupa antes de tudo com o bem-estar. Parafraseando um ensinamento de nosso diretor Sousa: é preciso ser feliz para trabalhar feliz.”

Por fim, uma homenagem surpreendente – contanto que as palavras reflitam o espírito do redator – deve ser natural, muito bem redigida, com linguagem adequada, para não gerar o catastrófico. Festa da firma é uma enorme chance no calendário de demonstrar atitude, liderança e de ampliar conexões.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS

Operacionalização do SICONV ( V )
18 a 22 de fevereiro de 2019 / Brasília – DF
Curso Intensivo (5 dias de curso – 40 h/a). Ciclo completo de gestão das transferências voluntárias federais: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV; inclui novas funcionalidades (Notificação Prévia/Inadimplência e Integração SICONV x SIAFI; Possibilidades de Retenções ao incluir Documento de Liquidação e os Rateios no Pagamento; Orientação para o Cálculo do Limite de Tolerância ao Risco para a Prestação de Contas Habilitadas para Análise Informatizada).