Orzil News
Brasília, April 27, 2024 12:21 AM

Programa Lixão Zero chega ao Paraná com R$ 5 milhões em entregas

Publicado em: 09/07/2021 10:07
São mais de 180 mil brasileiros beneficiados no município de Guarapuava-PR

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entregou hoje (08/07) implementos para coleta e reciclagem no município de Guarapuava, no estado do Paraná. Cerca de R$ 5 milhões foram investidos para fortalecer a coleta seletiva do lixo no município. Localizada na região centro-sul do Paraná, Guarapuava é mais um dos municípios alcançados pelo programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo MMA.

O município recebeu 11 veículos, entre caminhões compactadores e caminhões baú, 150 contêineres de mil litros e equipamentos especializados, como trituradores de poda e balança rodoviária. A aquisição dos implementos contribuirá para o incremento da coleta seletiva de resíduos no município, que atualmente é de 300 toneladas por mês, bem como para a coleta indiferenciada, que abarca 110 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

O investimento, além de beneficiar trabalhadores do setor, com mais postos de trabalho e melhores condições laborais, vai alcançar os 183 mil moradores do município, aprimorando a destinação ambientalmente adequada de resíduos recicláveis secos e orgânicos, bem como dos rejeitos.

A gestão de resíduos sólidos contribui para a proteção ambiental ao evitar a contaminação do solo, da água, do ar e a emissão de gases de efeito estufa gerada nos lixões. Além do meio ambiente, a própria saúde e bem-estar da população ganha com o descarte correto do lixo, como pela prevenção da proliferação de vetores de doenças.

Programa Lixão Zero

O Lixão Zero é um dos eixos da Agenda Ambiental Urbana do MMA, atuando em diversas frentes, como o investimento junto a municípios de todo o Brasil na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Entre os municípios recentemente beneficiados pelo programa, estão os de Campo Verde (MT) e oito municípios do Consórcio da Mogiana (SP).

Saiba mais sobre o Lixão Zero

Ascom MMA
(61)2028-1227