Orzil News
Brasília, April 26, 2024 6:48 PM

Programa Viver será implementado mediante chamamento público

Publicado em: 28/09/2021 19:09
Decreto publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (28), definiu que a política pública deverá ser aplicada de forma descentralizada
Programa Viver será implementado mediante chamamento público

O projeto foi instituído em 2019 e tem o objetivo de contribuir para o direito ao envelhecimento ativo e saudável. (Foto: Banco de imagens/Internet)

OMinistério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) trouxe novidades para o Programa Viver — Envelhecimento Ativo e Saudável, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (28). O projeto, executado pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) passa a ser aplicado de forma descentralizada pelos órgãos e pelas entidades da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios.

Confira a publicação

A participação dos entes federativos no programa ocorrerá por adesão a edital de chamamento público. De acordo com o decreto, se houver disponibilidade orçamentária, o edital de chamamento público poderá prever a doação de até o dobro da quantidade de equipamentos que integram o Programa, observando os requisitos previstos na referida legislação. A medida garante maior capilaridade à iniciativa do Governo Federal.

O Programa

O Programa Viver — Envelhecimento Ativo e Saudável foi instituído pelo Decreto n.º 10.133/2019. Tem por objetivos a inclusão digital e social da pessoa idosa, bem como contribuir para o direito ao envelhecimento ativo e saudável. A iniciativa não utiliza critério de classificação de renda para seu público beneficiário.

“Ainda, é necessário que o município possua conselho dos direitos da pessoa idosa precisa estar ativo e, além disso, a prefeitura deve disponibilizar o espaço para a instalação dos equipamentos”, explica o secretário Antonio Costa.

Conheça mais sobre o programa 

Para dúvidas e mais informações:
[email protected]

Atendimento exclusivo à imprensa:
fonte Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538