Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:29 PM

REATE 2020 traz novos horizontes para a produção e exploração de petróleo e gás natural em terra no Brasil

  • #mma
Publicado em: 17/09/2019 16:09 | Atualizado em: 17/09/2019 17:09

O fomento à produção de petróleo e gás em terra ganha cada vez mais corpo com a consolidação do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres – REATE 2020. E é nesta direção que o Ministério de Minas e Energia (MME) realiza mais um encontro, no próximo dia 19, em Salvador, o REATE 2020: Encontro Nacional Bahia, uma parceria do MME com o Ministério da Economia, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Empresa de Política Energética (EPE), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o Governo do Estado da Bahia, entre outros apoiadores do segmento onshore no país.

O programa chega para firmar novas relações e criar novos horizontes para os diversos segmentos que envolvem o onshore no Brasil, além de benefícios que o programa trará à economia do país, propiciando o desenvolvimento regional e estimulando a competitividade nacional.

O REATE 2020 tem como objetivo ampliar a produção de petróleo e gás natural em campos terrestres, de norte a sul do Brasil, revitalizando as atividades de E&P em áreas terrestres no território nacional, estimular o desenvolvimento local e regional, e aumentar a competitividade da indústria petrolífera onshore nacional. A ideia é, a partir do REATE 2020, criar uma sinergia entre os produtores, fornecedores e financiadores o segmento onshore, resultando, entre outros benefícios, na geração de milhares de novos empregos diretos e indiretos, além da movimentação da economia em centenas de municípios nas mais diversas regiões do país.

Os investimentos onshore estão, hoje, na casa R$ 1,6 bilhão/ano. A expectativa na aplicação de novos recursos gira em torno de R$ 4 bilhões/ano, um crescimento de 150% no decorrer da próxima década. “Nossa expectativa é que até 2030, a produção dobrará, saindo de 270 mil para 500 mil barris diários de óleo equivalentes”, disse o ministro Bento Albuquerque. Assim, o programa espera que, com as iniciativas já em curso, aconteça a criação de empresas nacionais, incluindo startups, e a atração de empresas e investimentos estrangeiros.

Encontro em Salvador

O encontro em Salvador pretende realizar um diagnóstico de temas que envolvem desinvestimentos de ativos onshore, o Novo Mercado de Gás Natural na Bahia, e a evolução dos trabalhos nas frentes de ação para a construção do Plano de Ação Integrado do REATE 2020, a saber: regulação e inovação, institucionalização da indústria e multiplicação das companhias de óleo e gás e de bens e serviços, gás onshore, e promoção da livre concorrência. O REATE 2020: Encontro Nacional Bahia será realizado no dia 19/09 no Senai Cimatec. Acesse a programação clicando aqui.

Link para inscrição: http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/evento/26114931

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
[email protected]
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia

[show_course id=”827,828″]