Orzil News
Brasília, April 27, 2024 4:15 AM

Veja as dicas da ANAC para viagens durante este Carnaval

  • #siconv
  • #anac
  • #carnaval
Publicado em: 21/02/2020 15:02 | Atualizado em: 21/02/2020 16:02

Período de maior movimento requer cuidados especiais

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alerta os passageiros para o aumento de movimento nos aeroportos durante o período de Carnaval. Quem for viajar de avião, para evitar eventuais transtornos, deve ficar atento a algumas orientações da ANAC e às condições do contrato de transporte.

É importante que o passageiro chegue ao aeroporto com a antecedência solicitada pela empresa aérea, além de observar atentamente os horários de embarque, os documentos necessários e as informações do contrato de transporte sobre itens como marcação de assento, bagagem de mão e despachada.

Veja as principais recomendações da ANAC para uma viagem tranquila:

Documentação para embarque: Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação pessoal necessária para embarque, inclusive a de acompanhantes, especialmente a de menores de idade. Em voos internacionais, confira ainda as exigências de vacinas e demais regras para estadia no País de destino.

Check-in online: Mesmo se for despachar bagagem, fazer o check-in pelo seu computador, tablet ou celular pode economizar o seu tempo. O cartão de embarque pode ser em formato digital ou o passageiro pode levá-lo impresso.

Mala de mão: É muito importante ficar atento à quantidade de peças e às dimensões permitidas pela empresa aérea e que podem variar de uma companhia para a outra. Vale lembrar que todo passageiro tem direito a uma franquia de 10 quilos de bagagem de mão, já incluída no preço da passagem aérea.

Bagagem despachada: Verifique se a passagem aérea comprada já inclui o despacho de bagagem. De modo geral, as empresas aéreas cobram valores diferentes se o pagamento pelo despacho de uma mala é realizado com antecedência. Assim, se realmente não for possível viajar apenas com uma bagagem de mão, planejar-se pode evita gastos além do necessário.

Antecedência para chegar ao aeroporto: No dia do seu voo, cuidado para não se atrasar. Fique atento ao que diz sua passagem aérea, pois nela está informada a antecedência que você precisa estar no aeroporto.

Atenção ao portão de embarque: O horário para se apresentar no portão de embarque é definido pelas empresas aéreas e deve constar no cartão de embarque. Além disso, tanto o horário do voo como o portão podem sofrer alterações. Por isso, é sempre bom conferir se o seu embarque permanece no mesmo portão ou se ocorreu alguma alteração. Quando for entrar no avião, já tenha em mãos o cartão de embarque e seu documento. Isso torna mais célere o embarque e ajuda para que não haja atraso no voo.

Ainda ficou com dúvidas?

A ANAC oferece um conteúdo simples e de acesso ágil, adaptado aos dispositivos móveis, no endereço eletrônico anac.gov.br/passageirodigital. O Passageiro Digital traz as principais informações sobre os direitos e deveres dos passageiros, organizadas pelos temas e subtemas mais buscados.

Além disso, a ANAC instalou totens de autoatendimento nos 24 principais aeroportos do país.  Os passageiros poderão usar o equipamento para consultar informações sobre direitos e deveres no transporte aéreo e também para registrar manifestações contra empresas aéreas.

Teve um problema?

Se mesmo depois de se informar e de se planejar corretamente para a viagem, o passageiro ainda tiver algum problema com sua empresa aérea, primeiro é necessário procurar os canais de atendimento da própria empresa.

Se o problema persistir, o canal adequado para registrar manifestações é a plataforma www.consumidor.gov.br. Todas as empresas aéreas que operam no Brasil já estão na plataforma e têm o prazo de até 10 dias para responder as reclamações registradas pelos passageiros. A ANAC monitora o atendimento prestado pelas empresas aéreas no “Consumidor.gov.br”, que tem apresentado um índice de solução superior a 70%.

Assessoria de Comunicação Social da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail:
[email protected]
www.anac.gov.br

[show_course id=”880,881″]

[show_course id=”890,885″]