Orzil News
Brasília, April 26, 2024 10:16 AM

Vídeos orientam uso da Plataforma CAPES de Educação Básica

  • #capes
Publicado em: 16/09/2021 19:09 | Atualizado em: 16/09/2021 19:09
Tutoriais explicam como informar formação acadêmica, experiência profissional e participações em programas

A CAPES preparou tutoriais para explicar como cadastrar informações na Plataforma CAPES de Educação Básica. São três vídeos, disponíveis no canal da Fundação no YouTube. Neles são dadas orientações sobre como inserir dados referentes à formação acadêmica, experiência profissional e participação em programas e projetos para professores.

A Plataforma CAPES de Educação Básica é uma base de dados abrangente sobre os profissionais atuantes nesta etapa da educação. Nela encontram-se currículos de professores da educação básica e alunos de cursos de licenciatura, pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação que atuam em escolas, secretários de Educação, entre outros profissionais que trabalhem com educação básica.

Para a CAPES, os dados facilitam a gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da educação básica, especialmente no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. Ainda em 2021, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) também começarão a utilizar a base.

Para as redes de ensino, há uma oferta de informações sobre profissionais do magistério. Com isso pretende-se viabilizar o planejamento e a elaboração de políticas públicas voltadas para esse público.

Confira os vídeos aquiaqui e aqui.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa e a home da Plataforma CAPES de Educação Básica (Foto: Divulgação iStock)

  

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
fonte: Brasília – Redação CCS/CAPES