Orzil News
Brasília, April 26, 2024 11:31 AM

Webinar: monitoramento de medicamentos na pandemia

Publicado em: 19/05/2021 08:05

O seminário virtual será realizado nesta quinta-feira (20/5), às 10h. Participe!

A Anvisa realizará nesta quinta-feira (20/5), a partir das 10h, o webinar “Farmacovigilância e Covid-19: monitoramento de medicamentos na pandemia”. O seminário virtual tem como objetivo principal compartilhar dados a respeito do monitoramento do chamado kit intubação, além de estimular a farmacovigilância por parte dos hospitais que adotarem os medicamentos aprovados para uso emergencial pela Agência. 

Para participar do evento, basta clicar no link abaixo, no dia e hora agendados. Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição ou cadastro prévio. A transmissão é feita via web e a interação com os usuários é realizada em tempo real, por chat. A gravação permanece disponível, no mesmo link da transmissão, após seu término.  

Dia 20/5, às 10h – Farmacovigilância e Covid-19: monitoramento de medicamentos na pandemia 

Entenda  

A Anvisa publicou, em 19/3, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 484/2021, que dispõe sobre os procedimentos temporários e extraordinários para autorização, em caráter emergencial, de medicamentos anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e outros medicamentos hospitalares utilizados na manutenção da vida no enfrentamento à Covid-19. A medida teve como objetivo manter o abastecimento regular dos medicamentos utilizados no processo de intubação. 

Com a publicação da respectiva norma, a autorização da comercialização desses produtos passou a ser feita por meio de notificação, que se trata de uma simplificação do registro. Em 30/3, a Agência aprovou o primeiro medicamento por meio de notificação, em consequência da flexibilização das regras de registro. O medicamento aprovado foi um bloqueador neuromuscular injetável, de uso hospitalar, para sedação na intubação de pacientes acometidos pela Covid-19. 

Leia também: 

Medicamentos para intubação passam a ser autorizados por meio de notificação 

Anvisa aprova notificação de medicamento do kit intubação 

 fonte Anvisa