Orzil News
Brasília, April 26, 2024 10:27 PM

Workshop reúne selecionados no edital CNPq/MCTI para soluções e empreendimentos com base em grafeno

Publicado em: 21/01/2021 20:01 | Atualizado em: 21/01/2021 20:01
Foram mais de 50 participantes do evento online, incluindo startups, aceleradoras e universidades
workshopgrafeno.jpg

OMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou nesta quarta-feira (20) o 3º Workshop Virtual com os coordenadores de projetos aprovados pela chamada pública MCTI e CNPq em apoio a empreendimentos e soluções de base tecnológica na área do grafeno. O evento teve participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, startups, equipes empreendedoras e representantes do ministério.

Segundo Paulo Alvim, as soluções com uso de grafeno são promissoras para o futuro do país. “O Brasil tem pressa em agregar valor econômico para toda a base de conhecimento científico e tecnológico nacional. Nesse sentido, o empreendedorismo de base tecnológica é uma excelente ponte para aproximar o conhecimento científico e as necessidades da sociedade, especialmente em uma área tão promissora, quanto a área de grafeno”, afirmou.

Foram mais de 50 participantes do workshop, incluindo profissionais da Aceleradora Cotidiano e do Centro de Tecnologia em Nanomateriais (CTNano), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O quarto workshop virtual está previsto para a segunda quinzena de fevereiro.

O objetivo da chamada pública do CNPq/MCTI foi selecionar e apoiar propostas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação que visem gerar empreendimentos e soluções de base tecnológica, tendo como principal objeto o grafeno. As propostas devem visar a geração de Produto Mínimo Viável (MVP), modelo de negócio validado e devem ser executadas por equipes empreendedoras ou startups, que se encontrem em estágio inicial.

Dentro das políticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além de ganharem espaço como prioridade, com a publicação da Portaria MCTI nº 1.122, de 19 de março de 2020, os materiais avançados também receberam investimentos a fim de acelerar a criação de soluções e o desenvolvimento de redes de pesquisa na área. Tais atividades estão previstas no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação em Tecnologias Convergente e Habilitadoras, volume II – Materiais Avançados, vinculado à estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022.

Saiba mais clicando aqui