Orzil News
Brasília, April 26, 2024 6:21 AM

Chamada do MCTIC seleciona instituições para integrarem o programa Centros de Recondicionamento de Computadores

Publicado em: 29/10/2018 12:10 | Atualizado em: 29/10/2018 14:10

Chamada do MCTIC seleciona instituições para integrarem o programa Centros de Recondicionamento de Computadores

Os CRCs ficarão responsáveis por recolher computadores para que sejam recondicionados, além de atuarem na capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.
por ASCOM – 26/10/2018 18h52
.Chamada do MCTIC seleciona instituições para integrarem o programa Centros de Recondicionamento de Computadores

CRCs recondicionam computadores e reaproveitam o lixo eletrônico. Foto: Ascom/MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou um edital para o credenciamento de instituições privadas sem fins lucrativos para atuarem no âmbito do programa Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). Os interessados devem submeter as propostas até 23 de novembro.

Os CRCs são um espaço adaptado para a reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos e a realização de cursos e oficinas, com vistas à formação cidadã e profissionalizante de jovens em situação de vulnerabilidade social. O foco está no processamento de equipamentos de informática usados, de modo a deixá-los em plenas condições de funcionamento, além do descarte correto do lixo eletrônico. O programa, criado na década de 1990, já foi responsável pela doação mais de 9,5 mil computadores, pela capacitação de 5,2 mil alunos e pela revitalização de 615 pontos de inclusão digital.

“Hoje, existem sete CRCs no Brasil e a expectativa e chegarmos a 15 ainda em 2018”, explicou o coordenador-geral de Articulação do MCTIC, Alexandre Mesquita. “As entidades selecionadas receberão os equipamentos obsoletos e deverão, como contrapartida, formar jovens em vulnerabilidade social e doar os equipamentos recondicionados aos pontos de inclusão digital”, diz Mesquita.

Estão aptas a participar as instituições com comprovada experiência institucional nas áreas de educação de jovens, educação profissional, gestão ambiental, reciclagem e afins. Elas devem formar ao menos 100 jovens em cursos de informática básica e de manutenção de computadores, além de revitalizarem ao menos 10 pontos de inclusão digital e apresentarem um plano de destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos.

Para mais informações acesse esta página.

Entendendo a Nova Legislação de Convênios
– 22 e 23 de novembro de 2018 / Brasília – DF
Completo com foco no Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 235, de 23 de agosto de 2018. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Informações Completas+