Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:42 PM

Conheça os desafios de desenvolver uma das maiores plataformas de governo digital do mundo

Publicado em: 26/08/2021 08:08 | Atualizado em: 26/08/2021 13:08
Serpro revela as etapas e as tecnologias utilizadas para conseguir tornar realidade o gov.br, o mais ousado e desafiador programa de transformação digital do Governo Federal
govBR-2anos-materia2-portalExterno (1).png

OSerpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia tornaram viável o mais ousado e desafiador programa de transformação digital do país: o gov.br. O desafio proposto pelo Governo Federal foi unificar os seus canais digitais, centralizando em um só local as informações sobre a atuação de todas as áreas federais e digitalizar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Após dois anos do desafio lançado, a plataforma, agora, oferece mais de 4,6 mil serviços digitais de cerca de 200 órgãos públicos para 110 milhões de brasileiros já cadastrados, o que representa mais da metade da população brasileira.

Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, a transformação digital é o grande legado do governo brasileiro e o gov.br é a prova mais ousada deste desafio. “Quando o cidadão acessava os serviços de governo, cada órgão tinha o seu site, cada um com serviços distintos, uns mais, outros menos digitais. Precisávamos fazer um único local com acesso a todos esses serviços e fizemos. Comemoramos, agora, os dois anos do gov.br com o orgulho de termos contribuído para este grande desafio da transformação digital do Governo Federal. Esse legado é resultado do esforço conjunto das equipes do Serpro e da Secretaria de Governo Digital na oferta de serviços públicos digitais ao cidadão, que aumenta a cada mês”, destaca.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, afirma que o gov.br já é uma das maiores plataformas de governo do mundo e oferece ao cidadão a facilidade de solicitar e acompanhar serviços públicos em âmbito federal e também dos estados e municípios já integrados. “O êxito na adesão da população demonstra o quanto é importante simplificar, agilizar e resolver com eficiência os serviços, independentemente se são do Governo Federal, dos estados ou dos municípios. Esse sucesso é fruto do trabalho e dedicação das equipes que constroem o gov.br todos os dias”, ressalta.

O desafio

Desenvolver e implementar a plataforma gov.br exigiram do Serpro muito empenho, grande capacidade de mobilização de diversas áreas da empresa e tecnologias inovadoras para tornar realidade o projeto que recebe, diariamente, dezenas de melhorias com as aplicações totalmente no ar.

O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, destaca que “a plataforma foi criada em tempo recorde de apenas 3 meses, demonstrando grande capacidade de mobilização e competência técnica, além de perfeito alinhamento às prioridades do governo, que conta agora com uma plataforma padronizada e intuitiva de gestão, trazendo maior eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços”.

Mão na massa

O desenvolvimento da primeira versão da plataforma começou do zero, a partir de uma definição estabelecida pelo Decreto Nº 9.756. “Tanto o cliente quanto a empresa tinham um enorme trabalho pela frente. Tínhamos como insumos o texto do decreto, ideias, desejos e sistemas legados que precisavam ser reinventados sob a ótica do Portal Único. Antes de iniciarmos qualquer implementação, era necessário conceber, elencar e estabilizar minimamente os requisitos. O tempo para tudo isso precisava ser encaixado dentro de três meses. O tempo que sobrou para a equipe técnica realmente ‘colocar a mão’ no código-fonte e implementar a plataforma foi curtíssimo”, relembra o gerente da Divisão de Desenvolvimento – Soluções de Gerenciamento de Conteúdo do Serpro, Marco Vinicius Souza.

“O primeiro legado que esta experiência trouxe para a empresa foi o de acreditar em metas de longo prazo e persegui-las para que um dia possam se tornar realidade, com planejamento e trabalho de curto, médio e longo prazo. Conseguir driblar as dificuldades internas e externas para colocar no ar, sustentar e evoluir um projeto de tamanha magnitude. Afinal, são mais de 100 URL migradas e quase 100 portais que demandam atenção simultaneamente. E saber que ninguém realiza um projeto deste tamanho sozinho, porque são centenas de pessoas envolvidas, uma boa parcela delas no Serpro”, enfatiza  a gerente do Departamento de Soluções de Experiência do Usuário e de Portais do Serpro, Yara Athayde

Para Yara, o desafio permanece. “Precisamos agora evoluir da visão de portais de conteúdo para uma visão integrada de comunicação e serviços, em perspectiva de uma experiência incrível, consistente e omnichannel, uma estratégia que se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e off-line, aprimorando, assim, a experiência do cliente”.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá, o Serpro estruturou um time sinérgico, engajado, que trabalhou com determinação, tratando com profissionalismo e responsabilidade cada problema que surgia. “Este trabalho é um marco na modernização do serviço público brasileiro. Um projeto deste, aliás, possui em seu DNA a contínua necessidade de mudança. O que fizemos até agora parece difícil, mas o caminho para proporcionar uma transformação digital que impacte positivamente a vida do cidadão, levando soluções que melhorem suas vidas, é um caminho longo, sem volta. O Serpro segue firme neste propósito e nosso time quer muito contribuir para um futuro melhor”, salienta.

Conectividade, segurança e garantia de acesso

O diretor de Operações do Serpro, Antonino Guerra, acredita que o gov.br trouxe um desafio enorme para o Serpro tanto do ponto de vista tecnológico, quanto do ponto de vista de gestão. “A plataforma gov.br eleva o Serpro para outro patamar no papel de agente integrador do governo. A empresa tem na sua história diversos projetos de grande magnitude, reconhecidos dentro e fora do Brasil, mas acredito que esse tenha sido um dos que chegaram de forma mais ampla à mão do cidadão brasileiro e isso nos traz um grande orgulho, de ser parte dessa empresa”, afirma.

A plataforma gov.br tem o maior sistema de autenticação de usuários do Brasil, por isso, diversos dispositivos de inteligência são utilizados, com destaque para a expertise dos times de segurança, que têm de autenticar cerca de 200 milhões de brasileiros de forma segura.

Os times de segurança são envolvidos em vários momentos durante todo o projeto, desde a concepção e arquitetura até as análises de segurança e teste de invasão, passando ainda por monitorações especializadas de segurança, contando com diversos times de prospecção, engenharia, riscos e Centro de Operações de Segurança do Serpro (SOC).

As técnicas de defesa implementadas na solução foram fortalecidas e seguem padrões internacionais. “Ainda dentro do aspecto de segurança, a alta disponibilidade de todo o ambiente gov.br é um destaque e prover essa disponibilidade exigiu de todos os times da empresa diversas modificações de arquitetura, negócio e desenvolvimento, como a utilização de nuvem para se aproximar dos usuários”, destaca o gerente do Departamento de Direcionamento Tecnológico e Gestão de Soluções de Segurança da Informação do Serpro, Ismael Souza.

O desafio constante das equipes de operações é manter a conectividade da infraestrutura de rede dos Centros de Dados, que hospedam a plataforma gov.br e os seus mais de 4,6 mil serviços, unificados em um canal digital único do Governo Federal, de forma que, na visão do cidadão, os serviços estejam disponíveis 24h por dia sem interrupções. “A disponibilização de infraestrutura de rede nos Centros de Dados do Serpro para o portal gov.br foi um desafio diferente dos já enfrentados, pois exigiu, e ainda exige, um planejamento e avaliação constante da capacidade dos equipamentos de rede e das soluções de balanceamento para atender ao aumento considerável de usuários, em um curto espaço de tempo, bem como as perspectivas de incremento na disponibilização de novos serviços por órgãos públicos”, diz o gerente do Departamento de Engenharia e Arquitetura de Redes do Serpro Daniel Lucas de Oliveira.

fonte Serpro

Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

2 e 3 – Contratação Direta e a Nova Lei Licitações nº 14.133/2021 Confirmado!

2 e 3 – Termo de Execução Descentralizada – TED Confirmado!

8 a 10 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (LEI nº 14.133/2021) Confirmado!

9 e 10 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho Confirmado!

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias  Esgotado!

16 e 17 – Pregão e a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021)

20 a 24 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

20 e 21 – Pregão Eletrônico e a Operacionalização no COMPRASNET Confirmado!

22 a 24 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) 

23 e 24 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas Confirmado!

27 a 29 – Elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021

27 e 28 – Parcerias Público-Privadas PPP 

30 a 1 de outubro – Tomada de Contas Especial (TCE) e a Nova Portaria 1.531/2021

30 de setembro a 1 de outubro – Emendas Parlamentares 2021


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

04 e 05 – Termo de Execução Descentralizada – TED Confirmado!

04 e 05 – Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) 

06 e 07 – Planilha de Custos e Formação de Preços Confirmado!

07 e 08 – Contratos Administrativos e a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021)

13 a 15 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (LEI nº 14.133/2021)

14 e 15 – Captação de Recursos Federais

18 a 22 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

21 e 22 – Elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares – ETP 

21 e 22 – Fundações de Apoio – Abordagem Jurídica do TCU

25 a 27 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise

25 a 27 – Gestão por Competências conforme a Nova lei de Licitações (nº 14.133/2021)

25 a 29
 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias

28 a 29 – Tributação e Notas Fiscais


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

4 e 5 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC

4 e 5 – Emendas Parlamentares 

8 e 9 – Fiscalização e Acompanhamento de Convênios

10 a 12 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) 

10 a 12 – Elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021

11 e 12 – Plataforma +BRASIL 1 (Proposta e Plano de Trabalho)

16 e 17 – Plataforma +BRASIL 2 (Execução e Prestação de Contas)

16 e 17 – Captação de Recursos Federais 

18 e 19 – Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho

18 e 19 – Contratação Direta e a Nova Lei Licitações e Contratos nº 14.133/2021

22 a 26 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias

22 e 23 – Políticas Públicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

24 a 26 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) 

24 a 26 – Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI

29 e 30 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas

29 e 30 –
Termo de Execução Descentralizada – TED


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

2 e 3 – Entendendo a Legislação de Convênios

6 e 7 – Emendas Parlamentares

08 a 10 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021)

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias

 

 

Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+