Orzil News
Brasília, April 26, 2024 3:54 AM

Dia do Trabalhador: emprego que vem do campo

Publicado em: 30/04/2019 15:04

Divulgação/Bom Futuro

Sapezal, no Mato Grosso, ilustra bem o título do Brasil de um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Por lá, plantações intercaladas geram mais emprego e renda para a população. Quando acaba o tempo de cultuar a soja, entram em campo, literalmente, o algodão e o milho.

Nesse ritmo, o Município de cerca de 25 mil habitantes somou saldo de 1.509 novas oportunidades em 2018 (o número é referente às contratações menos as demissões), segundo dados de levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na semana do Dia do Trabalhador, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) compartilha iniciativas e experiências municipais que ajudam a gerar mais oportunidades para os cidadãos e a movimentar a economia local.

“São duas safras todo ano”, comemora o prefeito de Sapezal (MT), Valcir Casagrande. “É isso que gera mais emprego. Vamos industrializar e vai aumentar mais”, aposta. Hoje, o fio de algodão sai do Municípios como pluma. Em breve, será vendido o fio do algodão. A indústria que atuará na área está em fase de instalação.

De acordo com o gestor, atualmente são plantados 380 mil hectares de soja em Sapezal. Quando acaba a safra, os agricultores começam novo plantio — aí são 240 mil hectares de algodão e 140 mil hectares de milho. Sapezal é o primeiro colocado no ranking de Municípios brasileiros com maior Produto Interno Bruto (PIB) em valor adicionado bruto da Agropecuária.

Em relação ao PIB per capita, a cidade ocupa o 42º lugar do país, com R$ 113.763,91 por cada habitante. O índice é a soma de todas as riquezas produzidas divididas pela quantia total de habitantes. Os números, de 2016, são de publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O agronegócio, portanto, é a principal atividade econômica local. Mas engana-se quem imagina a região apenas com hectares de plantações. As belezas naturais reúnem milhares de quilômetros de área verde com cachoeiras e rios de águas cristalinas.

Divulgação/Prefeitura de Sapezal

Potencial turístico
Da dupla agricultura e natureza, o turismo local pode atuar em diferentes frentes que resultam em mais renda e emprego para a população. Há atrativos para todos os gostos, do turismo de negócios ao de aventura. No primeiro trimestre de 2019, o Conselho de Turismo de Sapezal contabilizou 3.247 visitantes. Em 2018 foram 43.241.

Apesar do potencial turístico da região, o prefeito Valcir Casagrande acredita que a distância da capital do Estado, Cuiabá, que fica a cerca de 500 quilômetros, e a falta de um aeroporto próximo ao Município são barreiras para maior desenvolvimento do setor. Além disso, boa parte do território é reserva indígena, o que demanda mais cuidados e questões burocráticas. cursos especiais+

Segundo a presidente do conselho, Ilda Alves, os gestores trabalham para criar um fundo municipal que ajude a estimular novos negócios na área turística. “O turismo gera emprego, é um leque a mais para as pessoas e para o surgimento de novos empreendedores”, avalia.

Leia também
Dia do Trabalhador: João Pinheiro (MG) diversifica economia e quase triplica vagas

Por: Amanda Martimon
Fotos: Prefeitura de Sapezal (MT) e Bom Futuro/Divulgação
Da Agência CNM de Notícias

[show_course id=”804″]