Orzil News
Brasília, April 27, 2024 2:46 AM

Economia divulga Prisma Fiscal de Maio de 2019

Publicado em: 16/05/2019 16:05 | Atualizado em: 16/05/2019 16:05

Prisma Fiscal

Expectativas para despesas totais permanecem ancoradas pelo teto de gastos; confira previsões
A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, divulga nesta quinta-feira (16/05) o Relatório Mensal e a Distribuição de Frequência do Prisma Fiscal de maio de 2019.

As expectativas referentes às despesas totais para os próximos anos continuam ancoradas pelo teto de gastos. Por outro lado, as previsões medianas para a arrecadação das receitas federais, receita líquida e déficit primário pioraram. Segundo a SPE, esse resultado reflete, em grande medida, as revisões recentes do crescimento do PIB.  cursos especiais+

Acesse os relatórios na íntegra:

Relatório Mensal – maio 2019
Distribuição de Frequência – maio 2019

Prisma Fiscal

Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela SPE para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras: arrecadação das receitas federais, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral.

Ele oferece uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, além de facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho destas variáveis.

Publicações

Relatório Mensal reúne as estatísticas das previsões enviadas pelas instituições participantes (mediana, média, desvio padrão, mínimo e máximo). Nele também pode ser consultada a média das instituições com o melhor nível de acerto para cada variável.

Já o relatório de Distribuição de Frequência apresenta, em formato gráfico, a frequência das projeções para cada variável nos últimos três meses.

Ranking

A SPE divulga, ainda, a relação das cinco instituições com maior precisão em suas previsões para cada variável fiscal, o Podium. A elaboração e divulgação dos rankings, além de trazer reconhecimento às instituições com melhores previsões, busca incentivar o aprimoramento dos modelos preditivos contribuindo para a robustez dos dados divulgados.
[show_course id=”823,803″]