Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:51 PM

Engenharia civil, a profissão presente em todas as etapas da obra

Publicado em: 25/10/2018 13:10

Engenharia civil, a profissão presente em todas as etapas da obra

Brasil tem mais de 50 mil engenheiros civis trabalhando com vínculo formal e exercendo um papel fundamental para o setor e para o desenvolvimento do país

  • Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 13h14

Em todo o Brasil, mais de 1,8 milhão de pessoas atuaram no setor da Construção Civil em 2017. Dessas, 51.440 foram engenheiros civis, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho. Esse profissional é responsável por tirar do papel o projeto da obra, além de cuidar de todo o planejamento e execução de uma construção. Para destacar a sua importância, neste 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais de Engenharia Civil.

O presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), Francisco José Teixeira Ladaga, lembra que este profissional está apto a atuar em diversos setores e, assim, contribuir para o desenvolvimento do país. “A engenharia civil é sinônimo de prosperidade. Sua atuação não se limita às edificações, mas permeia as áreas da saúde, saneamento e infraestrutura, entre outras”, explica.

Segundo ele, a engenharia civil é um dos cursos superiores que mais formam profissionais no país – cerca de 36 mil estudantes ao ano. No entanto, é necessário que haja uma valorização do profissional em todas as suas funções. “O engenheiro não deve ser chamado só para a execução do projeto, mas para as etapas anteriores, de planejamento de custos e contratação de pessoal. Também é fundamental que os profissionais trabalhem em órgãos públicos, para o êxito das ações governamentais”, finaliza.

Homenagem – A data comemorativa, instituída pela Lei 13.359, de 17 de novembro de 2016, faz referência ao dia da beatificação de frei Antônio de Sant’Anna Galvão – Santo Antônio de Sant’Anna Galvão –, considerado patrono da construção civil. O setor é um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico do país e é composto por diversos outros profissionais, além do engenheiro civil, como arquiteto, mestre de obra, pedreiro, ajudante de obra, armador, pintor, gesseiro, eletricista e encanador.

Os números da Rais mostram que, de um total de 1.838.958 profissionais contratados formalmente no ano passado, 184.528 foram mulheres, representando aproximadamente 10% da mão de obra atuante em um setor tradicionalmente marcado pelo predomínio do sexo masculino.

Ministério do Trabalho
Gabriella Bontempo
Assessoria de imprensa
[email protected]

Entendendo a Nova Legislação de Convênios
– 22 e 23 de novembro de 2018 / Brasília – DF
Curso Completo com foco no Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 235, de 23 de agosto de 2018. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Informações Completas+