Orzil News
Brasília, April 26, 2024 1:47 PM

Forças Armadas marcam presença na LAAD 2019

Publicado em: 05/04/2019 15:04

A LAAD, feira de defesa e segurança, que ocorre desde terça-feira (2) e encerra hoje, no Rio de Janeiro, é uma oportunidade para as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) darem visibilidade aos seus principais projetos.  A presença de gestores, empresários e investidores tanto brasileiros quanto estrangeiros, proporciona a articulação e debates para possíveis negociações. Com isso, as três Forças montaram na LAAD estantes para receber essas reuniões.

Marinha

Durante a feira, a Marinha enfatiza iniciativas como o Programa Nuclear, a Construção do Núcleo de Poder Naval e a Obtenção de Capacidade Operacional.  O ponto alto do evento para a Força foi a divulgação da melhor oferta do consórcio Águas Azuis na abertura da LAAD, na terça-feira (2). As empresas Embraer Defesa & Segurança e Atech, em parceria estratégica com a alemã Thyssenkrupp Marine System, foram selecionadas para a construção de quatro navios de defesa no Programa Corvetas Classe Tamandaré. cursos especiais+

Assinatura
Assinatura

Na manhã, da quinta-feira (04), ocorreu a assinatura do contrato de aquisição de lanchas blindadas entre a Marinha e a empresa brasileira DGS Defense. As embarcações de ação rápida com proteção balística, serão empregadas nas atividades de patrulhamento da Baía de Todos os Santos e proximidades.

“Para a Marinha, a participação na LAAD é excelente oportunidade para expor nossos projetos estratégicos para a sociedade e base industrial de defesa, além de estreitar nosso contato com importantes empresas do setor”, enfatizou o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Almirante Luiz Roberto Valicente.

esta imagem não possui descrição

Na parte externa do evento, a Força Marítima expôs aeronaves e viaturas para os visitantes. Já no estande interno, o Comandante da Marinha, Almirante Ilques Barbosa, recebeu delegações de países amigos e o diretor geral do material da Marinha, Almirante Luiz Henrique Caroli, esteve com empresas interessadas em mostrar produtos e serviços.

Exército 

O Exército também trouxe para a LAAD dois ambientes, um com conteúdo mais técnico, para reuniões com empresas nacionais e internacionais, com outras Forças, com o setor industrial e acadêmico. O outro espaço contém a parte de material do Exército, localizado no estande do Comando Militar do Leste, na área externa do pavilhão 4.

Crédito: Exército

esta imagem não possui descrição

Para confirmar a importância da feira, os Generais Eduardo Villas Boas e Edson Leal Pujol, respectivamente antigo e atual comandantes do Exército, marcaram presença no evento. Para o porta-voz da força terrestre, Coronel Alexandre Mega, a LAAD possibilita a capacitação e a motivação dos profissionais. “Estamos com várias escolas e organizações militares do Exército vindo visitar a feira, pois é importante manter o nosso pessoal capacitado no que há de mais avançado no mercado tecnológico”, destacou.

esta imagem não possui descrição

As prioridades da presença da Força Terrestre na feira estão descritas nos seus Plano e Portfólio Estratégicos. São eles: os projetos ASTROS 2020, Defesa Cibernética, Sistema de Vigilância de Fronteiras, Aviação do Exército, Defesa Antiaérea, Proteger e Nova Família de Blindados Guarani.

Aeronáutica

Com um estande de 250 metros quadrados, a Aeronáutica teve o intuito de explorar a atuação da instituição e expor projetos, produtos, tecnologias e serviços desenvolvidos nacionalmente.

esta imagem não possui descrição

O Coronel Denys Martins de Oliveira destacou a importância da presença da Força Aérea na LAAD 2019, que levou aos visitantes os três principais projetos estratégicos. O F-39 Gripen, que a médio prazo substituirá todas as demais aeronaves de caça em operação, o KC-390, avião multimissão desenvolvido pela Embraer e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Também estão expostos outros 11 projetos, produtos, serviços e tecnologias desenvolvidas por organizações militares das áreas operacional, de ciência e tecnologia, e do controle de tráfego aéreo.

O 1º Grupo de Transporte de Tropa, na Ala 2, em Anápolis (GO), será a primeira unidade operacional da FAB a receber as primeiras aeronaves KC-390, que devem ser entregues em 2019. O Gripen, está na fase final de produção e fará o primeiro voo ainda este ano na Suécia. A entrega das 36 aeronaves inicia a partir de 2021.

Por Júlia Campos, com informações da Marinha, do Exército e da Aeronáutica 

Fotos: Tereza Sobreira

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
[show_course id=”807″]