Orzil News
Brasília, April 26, 2024 11:27 AM

Governador de Roraima assina decreto de calamidade pública na saúde

Publicado em: 25/02/2019 16:02 | Atualizado em: 25/02/2019 16:02

O governador de Roraima, Antônio Denarium, assinou decreto de calamidade na saúde do estado. Segundo Denarium, além da crise, com dívidas herdadas de gestões anteriores e falta de medicamentos e insumos, o agravamento dos conflitos na Venezuela tem impactado a capacidade de atendimento do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Com isso, o governo espera ter mais facilidade em compras emergenciais de medicamentos e de materiais médico-hospitalares. O estado analisa ainda a possibilidade de contratação de leitos hospitalares privados para deixar como retaguarda, caso haja necessidade. cursos especiais+

Por meio de nota, o governo de Roraima informou que, nas últimas 36 horas, 18 pacientes venezuelanos em estado grave foram atendidos no hospital. Destes, 13 precisaram passar por procedimento cirúrgico, sobrecarregando as unidades de terapia intensiva, o setor de trauma e a ocupação de leitos.

Além da calamidade pública na saúde, o governador busca apoio do governo federal para enfrentar a situação.

O Exército encaminhou, até o momento, sete ambulâncias ao estado. Ao todo, 12 veículos estão disponíveis e cinco estão de sobreaviso, preparados para fazer o transporte de pacientes. A equipe de médicos e enfermeiros no HGR e no hospital de Pacaraima, segundo a assessoria de imprensa do governo de Roraima, também foi reforçada.

Outra preocupação do governo de Roraima é o provável crescimento do número de imigrantes entrando no Brasil via Roraima, após a reabertura da fronteira.

Maíra Heinen
*Com informações da Agência Brasil.

[show_course id=”785,788,797″]