Orzil News
Brasília, April 26, 2024 9:45 PM

MDR - Mais 35 municípios entram em situação de emergência por seca e chuvas no País

Publicado em: 17/01/2019 13:01 | Atualizado em: 17/01/2019 13:01

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), publicou o Reconhecimento Federal de 35 municípios atingidos por desastres naturais. A medida é o primeiro passo para que os entes federativos solicitem apoio da União para atender emergencialmente a população que sofreu com fenômenos climáticos como seca, estiagem, chuvas intensas, vendaval, tornado e enxurrada. O detalhamento pode ser acessado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (15).

O longo período de seca deixou 24 cidades do estado do Ceará em constante alerta. Um pouco mais brando, os efeitos da estiagem afetaram a população dos municípios de Olho D’ Água Grande (AL), Colônia do Piauí (PI) e Malhada dos Bois (SE).

Já em cidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul, as chuvas foram intensas. Foram reconhecidos por enxurradas Manoel Vitorino e Tanhaçu na Bahia e Guaraqueçaba no Paraná e Progresso no Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, Bambuí e Bertópolis sofreram com chuvas fortes, Santa Rosa da Serra com Vendaval e Simão Pereira com tornados.

Apoio emergencial

Para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e/ou municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública – deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual, que deve atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa MI nº 2/2016.

O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais. As medidas da União são complementares à atuação dos governos municipais e estaduais, e podem ser solicitadas sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso dos desastres naturais ocasionados pelo extenso período de seca e chuvas intensas.

Elaboração e Análise de Projetos de Convênios
21 e 22 de março de 2019 / Brasília – DF
Curso Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de fomento e termos de colaboração. Inclui demonstração no SICONV.
Informações Completas+

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto