Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:39 PM

Ministra empossa diretoria da Conab e informa que parte dos armazéns será leiloada

Publicado em: 28/02/2019 16:02 | Atualizado em: 28/02/2019 16:02

“Custa mais caro manter esse patrimônio do que a utilidade dele”, afirma Tereza Cristina. Novo presidente da companhia diz que 67 depósitos estão subutilizados

Ministra discursa na posse da nova diretoria da Conab, ao lado do novo presidente Newton Araujo Silva Jr (a sua direita)

Ministra discursa na posse da nova diretoria da Conab, ao lado do novo presidente Newton Araujo Silva Jr (a sua direita)

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deu posse nesta quinta-feira à diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O novo presidente, Newton Araújo Silva Júnior, é funcionário de carreira da empresa há 40 anos e foi aplaudido pelos funcionários ao ser chamado para assinar o termo de posse. A ministra informou que parte dos armazéns da companhia será leiloada nos próximos meses, por estar subutilizada. Segundo ela, a rede de armazenamento da Conab é grande e antiga, e deixou de fazer sentido mantê-la num momento em que os traders do setor agropecuário são mais ágeis e possuem esquemas mais modernos de armazenagem e escoamento da produção.

“Precisamos que a Conab dê atenção às coisas para as quais ela é imprescindível, como trabalhar mais perto do produtor, fazendo previsão de safra, estatísticas e prestando as informações oficiais sobre o setor, que são ferramentas essenciais para cuidarmos das políticas públicas”, disse a ministra. “Não podemos ter empresas públicas com um patrimônio enorme, porque custa mais caro mantê-lo do que a sua utilidade”, explicou.  cursos especiais+

Em discurso durante a posse, a ministra disse aos servidores da Conab que não haverá mudanças radicais na companhia, mas uma modernização de sua estrutura e de suas práticas administrativas. Segundo ela, ninguém vai impor coisas na companhia de cima para baixo, pois tudo será discutido com a diretoria, o conselho administrativo e todos os envolvidos. Disse que a proximidade entre o Ministério da Agricultura e a Conab precisa ser cada vez maior, em prol da agropecuária brasileira. “O sucesso da Conab será o meu sucesso também”, afirmou, sendo aplaudida pelos funcionários, que lotavam o auditório da empresa.

O novo presidente observou que a Conab tem atualmente 178 armazéns, dos quais 67 estão subutilizados e, num estudo preliminar, podem ser leiloados ou mesmo cedidos à iniciativa privada por meio de permutas. “É preciso tirar essa gordura da companhia para fazê-la se fortalecer”, disse Silva Júnior, informando que a desmobilização do patrimônio será rápida e ocorrerá já nos próximos meses. Segundo ele, a Conab dispõe de orçamento de R$ 1,5 bilhão para equalização dos preços dos produtos da safra.

Tereza Cristina declarou que gostaria de passar a receber informes semanais do setor. Em seu discurso, afirmou que a Conab precisa se comunicar melhor com a sociedade, e mostrar sua importância para a segurança alimentar do brasileiro, com todo o seu trabalho na regulação de estoques e distribuição dos produtos. E explicou que a Conab detém as informações oficiais sobre o que acontece no setor rural brasileiro, e não pode deixar a iniciativa privada divulgar as notícias antes da companhia.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]
[show_course id=”786,788″]