Orzil News
Brasília, April 26, 2024 8:34 AM

Programa Água Doce inicia encontros estaduais

Publicado em: 18/04/2018 11:04 | Atualizado em: 18/04/2018 12:04

Água Doce inicia encontros estaduais

Paulo de Araújo/MMA

Ciclo 2018 de capacitação do programa que leva água de qualidade para comunidades do semiárido começa nesta quinta em Maceió (AL).

Brasília (17/04/2018) – O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inicia nesta semana o ciclo 2018 dos encontros estaduais do Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Departamento de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água. O primeiro evento, o Encontro Estadual do PAD de Alagoas, ocorre nestas quinta (19) e sexta (20), em Maceió.

Os encontros estaduais têm o objetivo de fortalecer a integração das diversas instituições envolvidas na execução do programa e capacitar os técnicos dos núcleos gestores e representantes dos municípios e comunidades para o aperfeiçoamento e ampliação do PAD nos estados do semiárido brasileiro, sua área de atuação.

Além dos coordenadores e gestores nacionais e locais do PAD nos estados, empresas e instituições parceiras, os encontros vão reunir gestores municipais e representantes das comunidades atendidas e usuários. Haverá ainda capacitação para operação dos sistemas de dessalinização.

Os encontros terão como tema principal “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização com foco na saúde e educação”. O PAD é um importante parceiro dos municípios atendidos com sistemas de dessalinização, pois, ao instalar uma estação de tratamento de água nas comunidades, melhora a qualidade de vida e saúde das famílias que habitam a região.

Nesse sentido, serão abordados dois aspectos centrais: a operação dos sistemas de dessalinização e a institucionalização desses sistemas por meio de sua incorporação como equipamento social para atender, com água de qualidade para consumo humano, as áreas da saúde e da educação.

AGENDA

Em seguida ao evento de Alagoas, será realizado o encontro do PAD do Ceará, em Fortaleza, nos próximos dias 26 e 27, logo após a realização Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), que ocorrerá entre os dias 24 e 25 na capital cearense.

No mês de maio, estão previstos os encontros do PAD do Piauí, dias 3 e 4; do Rio Grande do Norte, em Natal, dias 8 e 9; da Paraíba, em Campina Grande, dias 10 e 11; da Bahia, em Salvador, dias 17 e 18; e de Sergipe, em Aracaju, dias 24 e 25.

O PAD busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do semiárido brasileiro.

“Os sistemas de dessalinização têm melhorado a vida de milhares de pessoas nos municípios mais críticos quanto ao abastecimento de água no semiárido”, diz o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do MMA e coordenador do programa, Renato Saraiva Ferreira.

Segundo ele, foram diagnosticadas 3.378 comunidades em 298 municípios mais críticos quanto ao acesso à água no semiárido brasileiro. Da meta de 1.200 sistemas de dessalinização, 508 já foram concluídos e estão em operação em 170 municípios, atendendo com água de qualidade cerca de 200 mil pessoas.

Por: Elmano Augusto/ Ascom MMA

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Formação de Gestores no Serviço Público (Liderança & Coaching)

Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades para conduzir, selecionar, gerenciar, motivar e desenvolver equipes. Incluí o papel do coaching no novo cenário institucional.

14 e 15 de maio de 2018 / Brasília – DF