Orzil News
Brasília, April 27, 2024 4:46 AM

Seminário reúne projetos em tecnologias sociais apoiados pelo CNPq

Publicado em: 01/06/2021 22:06 | Atualizado em: 01/06/2021 23:06
O evento reuniu pesquisadas apoiadas pelo Chamada lançada em 2018 pelo CNPq, MCTI e Ministério da Cidadania

Os projetos contemplados pela chamada de apoio a tecnologias sociais, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Ministério da Cidadania, participaram de seminário virtual realizado esta semana. O “II Seminário de Avaliação dos Projetos de Tecnologia Social”, aconteceu nos dias 25 e 26 e promoveu diálogos entre gestores públicos e coordenadores de projetos acerca da implementação e o desenvolvimento de ações que envolvem Tecnologias Sociais no país.

Ao longo dos dois dias, os pesquisadores responsáveis pelos projetos apresentaram atualizações e resultados dos estudos aprovados na Chamada CNPq/MCTIC/MDS nº 36/2018, que tinha como objetivo investir em Tecnologias Sociais com enfoque na promoção da autonomia financeira das famílias inscritas no Cadastro Único. O evento proporcionou o acompanhamento e o monitoramento dos projetos, que têm contribuído para a geração de renda, a inclusão no mundo do trabalho e a autonomia econômica das famílias de baixa renda envolvidas nos projetos. Além disso, durante o evento, foi possível tirar dúvidas e obter esclarecimentos técnicos, por parte dos coordenadores de projetos, junto à equipe do CNPq, trocar experiências sobre implementação e desenvolvimento dos seus projetos, compartilhar facilidades e barreiras do trabalho com a Tecnologia, apresentar relatos sobre as reformulações por conta da pandemia de COVID-19 e estabelecer discussões sobre a possibilidade de continuidade dos projetos.

Para o Coordenador do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais do CNPq, Arquimedes Belo, responsável pela Chamada, o Seminário concluiu suas atividades com importantes avanços: “O debate acerca de uma Agenda em Tecnologias Sociais na área de C,T&I, a exposição geral do andamento de projetos que promovem Tecnologias Sociais, obteve um panorama de práticas que podem ser reaplicáveis em maior escala, garantiu a promoção de um canal de interlocução entre os coordenadores de projetos e gestores públicos e estimulou trocas de experiências entre os pesquisadores”, afirmou.

Tecnologias Sociais

A Chamada CNPq/MCTIC/MDS nº 36/2018 apoiou 59 projetos, dos quais 40% são oriundos das regiões Norte e Nordeste. As Tecnologias Sociais são produtos, métodos, processos e técnicas desenvolvidos na interação com comunidades (como, por exemplo, de quilombolas, ribeirinhos ou atingidos por barragens) que podem ser reaplicadas em outros contextos com a finalidade de propiciar oportunidades de inclusão produtiva e social.

Ações que utilizam o conceito de tecnologia social reúnem saberes populares com conhecimentos técnico-científicos. Projetos norteados por esse tipo de Tecnologia podem abranger diversas áreas, dentre elas: saneamento; alimentação; educação; energia; habitação; renda; saúde; e meio-ambiente.

fonte  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico